Professora universitária negra e trans

entrevista com Feibriss Cassilhas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2024.46953

Palavras-chave:

professoras negras universitárias, pessoa trans feminina, interseccionalidade, subjetividade

Resumo

Este texto é resultado da entrevista com a professora Feibriss Henrique Meneghelli Casillas, da Universidade Federal da Bahia, e tem como objetivo compreender sua trajetória e mapear estratégias de resistência que permitiram adentrar o espaço da universidade enquanto docente, rompendo os sistemas de opressão colonial. A entrevista foi feita com um roteiro semiestruturado, tendo por base a perspectiva teórico-metodológica da interseccionalidade. A partir desse diálogo, refletiu-se acerca de questões como: desafios em ser professora negra e trans na universidade; estratégias de enfrentamento ao racismo estrutural a partir da docência; importância do aquilombamento enquanto estratégia política de fortalecimento de intelectuais negras na academia; reconstrução de uma democracia na sociedade brasileira por meio da ruptura com a supremacia branca cis-heteropatriarcal que embasa a construção da ciência moderna. Destarte, o encontro com Feibriss traz à tona o entendimento e a força de sua trajetória enquanto pessoa trans feminina, negra e professora universitária, de modo a auxiliar outras pessoas negras, as quais pretendem seguir pelo caminho acadêmico. Por fim, a entrevista também visa contribuir com a área de estudos de gênero, sexualidade, raça e etnia.

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Biografia do Autor

Maylla Monnik Rodrigues de Sousa Chaveiro, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Dourados, MS, Brasil.

Pós-doutoranda pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Doutora pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestra e Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Psicóloga Clínica e Supervisora.

Feibriss Henrique Meneghelli Cassilhas, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, BA, Brasil.

Doutora e mestra em Estudos da Tradução pelo programa de pós-graduação em Estudos da Tradução (PGET) na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É professora Adjunta pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) na área de Letras Inglês.

Bruna Lopes Couto, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Uberaba, MG, Brasil.

Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

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Publicado

04-06-2024

Como Citar

CHAVEIRO, M. M. R. de S.; CASSILHAS, F. H. M.; COUTO, B. L. Professora universitária negra e trans: entrevista com Feibriss Cassilhas. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 14, p. 1–22, 2024. DOI: 10.35699/2237-5864.2024.46953. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/46953. Acesso em: 11 out. 2024.

Edição

Seção

Entrevistas