Voltando ao “novo normal”

desafios, oportunidades e paradoxos do retorno ao trabalho docente no contexto da pandemia

Autores

  • Rodrigo Ramos da Cruz Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Barra do Corda, MA, Brasil; Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Grajaú, MA, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-2844-6680

Palavras-chave:

trabalho remoto, ensino remoto emergencial, professor, pós-pandemia

Resumo

A pandemia de covid-19 intensificou a utilização do trabalho remoto na Administração Pública. Na área educacional, o trabalho remoto docente foi implementado como estratégia para substituição do ensino presencial, que teve que ser bruscamente interrompido. Pesquisas sobre o trabalho dos professores nesse período relatam obstáculos como dificuldades com as tecnologias, falta de equipamentos, carga horária de trabalho aumentada, dentre outros. Contudo, apesar de o período pandêmico não ter passado e embora seus efeitos e impactos continuem sendo estudados, as universidades federais brasileiras já retornaram às atividades presenciais, em busca de um “novo normal”. Nesse sentido, este estudo procura identificar os desafios e paradoxos de docentes de instituições públicas federais em relação ao retorno às atividades presenciais no contexto da pandemia da covid-19. Para isso, foi adotada uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório, utilizando como estratégia o estudo de caso com docentes da Universidade Federal do Maranhão – Campus Grajaú. Os dados foram construídos por meio de entrevistas semiestruturadas, realizadas de forma online, que posteriormente foram analisados com o auxílio do software ATLAS.ti., à luz da análise de conteúdo de Bardin (2011). Foram identificados dez paradoxos, e os desafios e oportunidades foram agrupados em seis categorias. Os entrevistados relataram dificuldades ligadas ao ensino, falta de capacitação, problemas físicos como obesidade, dores musculares, cefaleia e exaustão, além de problemas mentais como ansiedade, angústia e estafamento mental. A sobrecarga de trabalho foi percebida por todos os docentes. Os professores relataram que a ausência do campus prejudicou suas atividades, devido a problemas de comunicação, ausência de feedback e falta de estrutura em casa para a realização do trabalho remoto. Apesar das dificuldades enfrentadas, os entrevistados relataram que continuariam a utilizar as TICs (Tecnologias da Informação e da Comunicação) num momento pós-pandêmico, e que gostariam de trabalhar num modelo híbrido, que mesclasse atividades presenciais e remotas. A falta de planejamento para a implementação do trabalho remoto prejudicou as atividades, pois houve necessidade de adaptação forçada e repentina aos sistemas utilizados pela universidade. Os conhecimentos oriundos desta pesquisa podem, no ponto de vista da prática, ajudar a Administração Pública, provendo-lhe informações para auxiliar ulteriores discussões acerca da implementação do trabalho remoto como complementação de carga horária presencial, ensino híbrido, regulação da jornada remota e desafios para manutenção da qualidade de vida dos servidores, além de evidenciar falhas ocasionadas pela implementação sem experiência prévia nem plano de trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Ramos da Cruz, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Barra do Corda, MA, Brasil; Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Grajaú, MA, Brasil.

Possui graduação em Administração (2015) e mestrado profissional em Administração Pública (2023) pela Universidade Federal do Piauí. Atualmente é professor da Universidade Estadual do Maranhão e Administrador da Universidade Federal do Maranhão.

Referências

CRUZ, Rodrigo Ramos da. Voltando ao “novo normal”: desafios, oportunidades e paradoxos do retorno ao trabalho docente no contexto da pandemia. 2023. 189 f. Dissertação (Mestrado em Administração Pública) – Programa de Pós-Graduação Profissional em Administração Pública, Universidade Federal de Piauí, Teresina, 2023. Disponível em: http://repositorio.ufpi.br:8080/xmlui/handle/123456789/3182.

Downloads

Publicado

24-05-2024

Como Citar

CRUZ, R. R. da. Voltando ao “novo normal”: desafios, oportunidades e paradoxos do retorno ao trabalho docente no contexto da pandemia. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 14, p. 1–4, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/52366. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Resumos de dissertações e de teses