As eleições para reitor na Universidade Federal de Pernambuco
uma experiência democrática em 1983?
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2024.52845Palavras-chave:
democracia, ditadura civil-militar de 1964, educação, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)Resumo
Neste trabalho foram analisadas as eleições para reitor na Universidade Federal de Pernambuco em 1983, com reflexões acerca dos impactos da ditadura civil-militar de 1964 nas liberdades democráticas. A pesquisa foi desenvolvida por meio da coleta, seleção e análise de um amplo e variado conjunto documental oriundo do Arquivo Nacional e da Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional. Como resultados da investigação, constatou-se que, em face de uma maior articulação e organização da comunidade acadêmica e do incremento das lutas por democratização naquela universidade, em 1983 foram estabelecidas eleições para reitor. O modelo de seleção para o cargo permaneceu indireto, mas conseguiu-se que houvesse uma consulta aos universitários durante o pleito. O fato de ter havido eleição para essa função e consulta à comunidade acadêmica no sufrágio não garantiu a ocupação da vaga pelo candidato mais votado, tendo em vista que a definição era executada pelo presidente da República, por meio de uma lista que a universidade enviava ao Ministério da Educação e Cultura, situação comum a outras instituições de ensino no período. Apesar desse contexto, a eleições para reitor em 1983 resultaram em avanços democráticos, pois diante da crise do governo ditatorial, ampliaram-se as discussões sobre a democracia dentro e fora dos muros da universidade, mobilizando a comunidade acadêmica e outros segmentos sociais com debates e outras formas de resistências cotidianas.
Downloads
Referências
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade e ambivalência. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999.
FERREIRA, André; MOURA, Laudyslaine Natali Silvestre de. A eleição direta para reitor promovida pela ADUFEPE. In: FERREIRA, André (org.). O rumo das identidades: 40 anos da ADUFEPE. Recife: EDUFPE, 2019, pp. 61-65.
FICO, Carlos. Como eles agiam. Os subterrâneos da ditadura militar: espionagem e polícia política. Rio de Janeiro, São Paulo: Record, 2001.
MOTTA, Rodrigo Patto Sá. As universidades e o regime militar: cultura política brasileira e modernização autoritária. Rio de Janeiro: Zahar, 2014.
PARENTONI, Marcel Fernando da Costa; RIBEIRO, Ângelo André Genro Alves; FARIAS, Camilo Alysson Simões de; ALEXANDRINO, Carlos Henrique; TUTIKIAN, Jane Fraga; FERREIRA, Lísia Regina (org.). Intervenções nas instituições federais de ensino: reitoras e reitores eleitos e não empossados. Nossa luta, nossa história. Campos dos Goytacazes, RJ: Encontrografia Editora, 2022. DOI: 10.52695/978-65-5456-009-2. Disponível em: https://encontrografia.com/intervencoes-nas-instituicoes-federais-de-ensino/. Acesso em: 18 set. 2024.
SANTOS, Evson Malaquias de Moraes (org.) UFPE: instituição, gestão, política e seus bastidores. Recife: Editora Universitária, 2012.
SOARES, Thiago Nunes. Gritam os muros: pichações e ditadura civil-militar no Brasil. Curitiba: Appris, 2018.
SOARES, Thiago Nunes. “Um clima de agitação criado por alunos esquerdistas”: vigilância, militância política e lutas por liberdades democráticas na UFPE (1973-1985). Tese (Doutorado em História) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020. Disponível em: http://www.repositorio-bc.unirio.br:8080/xmlui/handle/unirio/13514. Acesso em: 7 out. 2024.
DOCUMENTOS HISTÓRICOS CITADOS
ARQUIVO NACIONAL – MEMÓRIAS REVELADAS
Fundo: SNIG. ID: I0055967. Informação confidencial nº 230, de 14 de novembro de 1983. Informação confidencial nº 06, de 24 de outubro de 1983.
Fundo: SNIG. ID: I0055700-1983. Informação confidencial nº 202, de 07 de outubro de 1983.
Fundo: SNIG. ID: A0353632-1983. Informe confidencial nº 1579, de 11 de julho de 1983.
Fundo: SNIG. ID: A0342040-1983. Informação confidencial nº 43, de 14 de junho de 1983. Originária da DSI/MEC e difundida para a AC/SNI, CISA, CI/DPF, CIM e CIE.
Fundo: SNIG. ID: I0047983. Informação confidencial nº [sic], de 10 de junho de 1983, originária da ARE/SNI e difundida para a AC/SNI.
Fundo: SNIG. ID: I0055967. Diário Oficial nº 177, de 14 de setembro de 1983, anexado na informação confidencial nº 06, de 24 de outubro de 1983. “Ficha de qualificação” de George Browne do Rêgo anexada na informação confidencial nº 19, de 15 de setembro de 1983.
Fundo: SNIG. ID: I0073763-1986. Documento confidencial “Infiltração no meio educacional”, constituído por 7 páginas e com data de 1986.
HEMEROTECA DIGITAL DA BIBLIOTECA NACIONAL
Diario de Pernambuco, 14/04/1983, Cidade, p. 5.
Diario de Pernambuco, 12/05/1983, Educação e Cultura, p. 10.
Diario de Pernambuco, 26/05/1983, Educação e Cultura, p. 10.
Diario de Pernambuco, 27/05/1983, Cidade, p. 6.
Diario de Pernambuco, 05/06/1983, Cidade, p. 28.
Diario de Pernambuco, 05/06/1983, Educação e Cultura, p. 15.
Diario de Pernambuco, 07/06/1983, Cidade, p. 5. Matéria SNI teria vetado a indicação de Pinto.
Diario de Pernambuco, 08/06/1983, Cidade, p. 8.
Diario de Pernambuco, 09/06/1983, Educação, p. 11.
Diario de Pernambuco, 10/06/1983, Capa.
Diario de Pernambuco, 10/06/1983, Cidade, p. 5.
Diario de Pernambuco, 11/06/1983, Capa e Cidade, p. 5.
Diario de Pernambuco, 12/06/1983, Capa e Educação e Cultura, p. 18.
Diario de Pernambuco, 14/06/1982, Cidade/Cultura, p. 4
Diario de Pernambuco, 19/06/1983, Opinião, p. 10.
Diario de Pernambuco, 16/07/1983, Cidade, p. 5.
Diario de Pernambuco, 06/08/1983, Política, p. 4.
Diario de Pernambuco, 16/08/1983, Educação, p. 7.
Diario de Pernambuco, 11/09/1983, Educação, p. 13.
Diario de Pernambuco, 16/09/1983, Capa. 27/09/1983, Educação, p. 5.
Diario de Pernambuco, 11/11/1983, Cidade, p. 4.
Diario de Pernambuco, 02/12/1983, Cidade, p. 4. Matéria Adufepe lança caderno em defesa de eleições diretas.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Thiago Nunes Soares
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Política de acesso aberto:
A Revista Docência do Ensino Superior é um periódico de Acesso Aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor, desde que respeitem a licença de uso do Creative Commons utilizada pelo periódico. Esta definição de acesso aberto está de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).