A resistência do Movimento Estudantil

um momento político e de formação humana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2024.52892

Palavras-chave:

resistência, movimento estudantil, Ditadura Militar, Reforma Universitária

Resumo

Este trabalho se configura como uma revisão de literatura (Acadêmica; Pádua, 2022) e tem como objetivo analisar o papel de resistência do movimento estudantil universitário durante o período da Ditadura Militar no Brasil. A metodologia empregada envolveu a busca e análise de obras nas principais bases de indexação nacionais, como Periódicos CAPES, Scielo, Banco de Teses e Dissertações da CAPES, além de livros de referência na área da história da educação, entre março e maio de 2024, a partir das palavras-chave: resistência, movimento estudantil, Ditadura Militar e Reforma Universitária. Utiliza-se como eixo analítico o conceito de resistência e suas nuances, abordando os diversos atores sociais que estiveram presentes nesse momento histórico. A revisão de literatura mostrou que os estudantes brasileiros foram um ator social fundamental no processo de luta e afirmação contra o Regime Militar, desempenhando um papel crucial de formação na organização de protestos e na disseminação de ideais democráticos. Nesse movimento, os estudantes se formaram intelectual, moral e politicamente, transcendendo os muros das universidades. O impacto de suas ações como força social repercutiu em toda a sociedade brasileira, contribuindo para a conscientização política e para o fortalecimento dos movimentos sociais que desafiaram e abalaram as estruturas do autoritarismo. A análise demonstrou que a resistência estudantil foi essencial para a redemocratização do Brasil, destacando a importância do engajamento na luta por direitos e justiça social.

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Biografia do Autor

  • Arielly Nogueira Angotti, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Ouro Preto, MG, Brasil

    Graduanda em História pela Universidade Federal de Ouro Preto.

  • Herbert Glauco de Souza, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Ouro Preto, MG, Brasil

    Doutor em Educação pela UFMG. Professor Substituto do Departamento de Educação da Universidade Federal de Ouro Preto.

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Publicado

31-12-2024

Edição

Seção

Seção especial: Democracia e ensino na Universidade: 60 anos após o golpe de 1964

Como Citar

ANGOTTI, Arielly Nogueira; SOUZA, Herbert Glauco de. A resistência do Movimento Estudantil: um momento político e de formação humana. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 14, p. 1–19, 2024. DOI: 10.35699/2237-5864.2024.52892. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/52892. Acesso em: 25 dez. 2025.