Estratégias para o ensino de filosofia na graduação médica

reflexões e propostas pedagógicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2025.55124

Palavras-chave:

educação médica, ensino superior, currículo, filosofia da medicina

Resumo

O pensamento médico contemporâneo é pautado pela cientificidade que, embora fundamental, não abarca muitas das sutilezas, dúvidas e ambiguidades da prática clínica. A educação filosófica na graduação médica, ainda pouco explorada na literatura especializada, pode contribuir nesse aspecto. Este trabalho visa construir uma proposta pedagógica de ensino de filosofia na graduação médica, a partir dos seus principais campos: ontologia, epistemologia e ética. Utilizou-se a metodologia de desenho curricular em seis etapas, com foco nas quatro primeiras: avaliação de necessidades gerais, avaliação de necessidades específicas, estabelecimento de metas e objetivos e proposição de estratégias educacionais. A proposta foi embasada por fontes primárias (entrevistas com docentes) e secundárias (revisão de literatura). As entrevistas foram submetidas a uma análise de conteúdo temática. As necessidades gerais do currículo incluem o ensino multidisciplinar, centrado no aluno, baseado em problemas, ocorrendo em sala de aula e no ambiente de prática e permeando todo o currículo. As necessidades específicas consistem na promoção de uma formação crítica livre de preconceito epistêmico, no uso de estratégias atrativas de ensino, na capacitação docente e no reconhecimento das oportunidades de aprendizagem dos cenários de prática. As metas e objetivos do currículo são mensuráveis e se basearam nos achados das etapas anteriores. As estratégias educacionais descrevem uma disciplina curricular, um modelo de sessões didáticas em cenário prático e uma proposta de formação longitudinal.

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Biografia do Autor

  • Marcos Vinícius Domingues Borba, Unimed Belo Horizonte

    Mestre em Ensino em Saúde pela Universidade Professor Edson Antônio Velano (Unifenas, Belo Horizonte). Especialista em Clínica Médica pelo Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg). Bacharel em Filosofia pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). Médico pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

  • Carlos Euclides Marques, Universidade do Sul de Santa Catarina

    Mestre em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Bacharel e licenciado em Filosofia pela UFSC. Bacharel em Artes Plásticas pela UFSC. Ex-professor do curso de Filosofia da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul).

  • Alexandre de Araújo Pereira, Universidade Professor Edson Antônio Velano (Unifenas), Belo Horizonte, MG, Brasil.

    Doutor em Patologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Educação Médica pela Escuela Nacional de Salud Publica de Cuba (ENSAP). Especialista em Psiquiatria pela Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig). Médico pela UFMG.

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Publicado

17-04-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

BORBA, Marcos Vinícius Domingues; MARQUES, Carlos Euclides; PEREIRA, Alexandre de Araújo. Estratégias para o ensino de filosofia na graduação médica: reflexões e propostas pedagógicas. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 15, p. 1–21, 2025. DOI: 10.35699/2237-5864.2025.55124. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/55124. Acesso em: 16 nov. 2025.