Simulação clínica como metodologia de ensino-aprendizagem no manejo de lesão por pressão
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2025.57364Palavras-chave:
educação em enfermagem, enfermagem, lesão por pressão, simulação clínica, cuidados de enfermagemResumo
Objetivo: Avaliar a influência da simulação clínica como estratégia educacional no conhecimento de estudantes de graduação em Enfermagem sobre avaliação, prevenção e manejo de lesões por pressão. Metodologia: Estudo quase-experimental, não randomizado, realizado em maio de 2023 com estudantes de graduação em Enfermagem. Amostra aleatória simples constituída por 20 estudantes. O estudo foi conduzido em três etapas. 1) pré-teste; 2) aplicação da intervenção (simulação clínica); 3) pós-teste. Para o pré e o pós-teste utilizou-se um instrumento validado, o Teste de Conhecimento de Lesão por Pressão de Caliri e Pieper. Realizou-se análise descritiva e o teste t de Student de medidas repetidas. Adotou-se um nível de significância de 5% (p<0,05). Resultados: A maioria dos participantes era do sexo feminino (90%) com idades entre 20 e 26 anos. Após a intervenção educativa, os níveis de conhecimento sobre lesões por pressão aumentaram significativamente (p<0,001), com destaque para a melhoria na identificação de estratégias preventivas, como o uso de cremes protetores (de 45% para 85%) e reposicionamento adequado no leito (de 10% para 55%). Conclusão: O estudo avaliou a influência da simulação clínica no aprimoramento do conhecimento de estudantes de enfermagem sobre avaliação, classificação, prevenção e tratamento de lesões por pressão. Os resultados evidenciaram que a estratégia utilizada foi capaz de promover o desenvolvimento de competências essenciais para a prática de enfermagem, contribuindo para a capacitação de futuros profissionais.
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