Proposta para o desenvolvimento da lectoescritura acadêmica colaborativa mediada pelo projeto WebQuest-Wiki
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2019.12386Palavras-chave:
WebQuest-Wiki, Alfabetização digital, Metadiscurso, Colaboração, MetacogniçãoResumo
Neste artigo, apresentamos o desenho de um curso misto e resultados de sua implementação, onde o projeto WebQuest-Wiki medeia o desenvolvimento das habilidades da escritura colaborativa nos docentes em formação de idiomas. O objetivo do desenho é promover o desenvolvimento da alfabetização digital, do metadiscurso e a metacognição, através da tarefa de escrever em colaboração um artigo de pesquisa documental sobre um tema de interesse na área acadêmica do grupo. As observações das ações, estratégias e processos, junto com o questionário de avaliação do curso, permitiram estimar que a atividade WebQuest foi motivante e de utilidade para leitura e as habilidades digitais, seguidas da atividade Wiki, que permitiu a prática colaborativa da escritura. Este tipo de desenho é útil para que os estudantes realizem uma tarefa autêntica de pesquisa e lectoescritura colaborativa, que amplia seus conhecimentos e suas disposições para o trabalho acadêmico.
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