Proposta para o desenvolvimento da lectoescritura acadêmica colaborativa mediada pelo projeto WebQuest-Wiki

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2019.12386

Palavras-chave:

WebQuest-Wiki, Alfabetização digital, Metadiscurso, Colaboração, Metacognição

Resumo

Neste artigo, apresentamos o desenho de um curso misto e resultados de sua implementação, onde o projeto WebQuest-Wiki medeia o desenvolvimento das habilidades da escritura colaborativa nos docentes em formação de idiomas. O objetivo do desenho é promover o desenvolvimento da alfabetização digital, do metadiscurso e a metacognição, através da tarefa de escrever em colaboração um artigo de pesquisa documental sobre um tema de interesse na área acadêmica do grupo. As observações das ações, estratégias e processos, junto com o questionário de avaliação do curso, permitiram estimar que a atividade WebQuest foi motivante e de utilidade para leitura e as habilidades digitais, seguidas da atividade Wiki, que permitiu a prática colaborativa da escritura. Este tipo de desenho é útil para que os estudantes realizem uma tarefa autêntica de pesquisa e lectoescritura colaborativa, que amplia seus conhecimentos e suas disposições para o trabalho acadêmico.

 

Biografia do Autor

  • Kalinka Velasco Zárate, Universidad Autónoma Benito Juárez de Oaxaca (UABJO), Oaxaca, México.

    Facultad de Idiomas, UABJO. Doctora en Lingüística Aplicada, University of Essex, UK. Temas de interés: el papel de los factores internos (sistema lingüístico L1/L2, edad, procesos cognitivos) y su interacción con el contexto para explicar la variabilidad oral y escrita de la lengua meta; la lectoescritura académica colaborativa mediada por TICs.

  • José Manuel Meza Cano, Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM), Tlalnepantla, México.

    SUAyED FES Iztacala, UNAM. Doctor en Psicología de la misma institución con un proyecto sobre Entornos Personales de Aprendizaje y su influencia en el Aprendizaje Autorregulado y las Creencias Epistemológicas Específicas a internet. Sus investigaciones se enfocan al uso de internet para el aprendizaje y la docencia.

  • Elsa María Blancas Moreno, Universidad Pedagógica Nacional (UPN), Oaxaca, México.

    Asesora académica de la Universidad Pedagógica Nacional, Unidad 201 Oaxaca. Doctora en Ciencias de la Educación, por el Instituto de Ciencias de la Educación de la UABJO. Temas de interés: Procesos educativos escolarizados vinculados con la desigualdad educativa (alfabetización en L2, comunicación en el aula) y las trayectorias educativas y los procesos de lectoescritura en el nivel superior. 

Publicado

24-09-2019

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Proposta para o desenvolvimento da lectoescritura acadêmica colaborativa mediada pelo projeto WebQuest-Wiki. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 9, p. 1–19, 2019. DOI: 10.35699/2237-5864.2019.12386. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/12386. Acesso em: 18 dez. 2024.