Proposta para o desenvolvimento da lectoescritura acadêmica colaborativa mediada pelo projeto WebQuest-Wiki
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2019.12386Palavras-chave:
WebQuest-Wiki, Alfabetização digital, Metadiscurso, Colaboração, MetacogniçãoResumo
Neste artigo, apresentamos o desenho de um curso misto e resultados de sua implementação, onde o projeto WebQuest-Wiki medeia o desenvolvimento das habilidades da escritura colaborativa nos docentes em formação de idiomas. O objetivo do desenho é promover o desenvolvimento da alfabetização digital, do metadiscurso e a metacognição, através da tarefa de escrever em colaboração um artigo de pesquisa documental sobre um tema de interesse na área acadêmica do grupo. As observações das ações, estratégias e processos, junto com o questionário de avaliação do curso, permitiram estimar que a atividade WebQuest foi motivante e de utilidade para leitura e as habilidades digitais, seguidas da atividade Wiki, que permitiu a prática colaborativa da escritura. Este tipo de desenho é útil para que os estudantes realizem uma tarefa autêntica de pesquisa e lectoescritura colaborativa, que amplia seus conhecimentos e suas disposições para o trabalho acadêmico.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Política de acesso aberto:
A Revista Docência do Ensino Superior é um periódico de Acesso Aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor, desde que respeitem a licença de uso do Creative Commons utilizada pelo periódico. Esta definição de acesso aberto está de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).