Cine-parasite

use of videos and TV shows as complementary activities in the teaching of Parasitology

Authors

  • Thais Paradelas Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, RJ, Brasil.
  • Danuza Mattos Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, RJ, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-0947-8743
  • Adriana Pittella Sudré Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, RJ, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-0386-6278
  • Patrícia Riddell Millar Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, RJ, Brasil.
  • Beatriz Brener Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, RJ, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-2699-6884
  • Daniela Leles Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, RJ, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-6495-1353

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2017.2257

Keywords:

Parasitology, Teaching, Complementary activities, Videos

Abstract

The insertion of new features in pedagogical practice is an important ally to the teaching process. The use of videos released by the media aims to ensure access to knowledge in different ways and to improve the dynamics of teaching in the classroom. This study aims to assess the contribution of the inclusion of series and videos with Parasitology content during classrooms as a complementary teaching strategy. TV series episodes like “House, M.D.” and “Monsters inside me” were showed and critically discussed. The activities were evaluated through questionnaires and students’ performance in the theoretical test. The results showed great acceptance of activities, and indicate a better performance in the theoretical test by those who watched the videos (68% of students scored ≥50%) when compared to those who did not watched the videos (52% of students scored ≥50%), having a beneficial effect to their learning.

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Author Biographies

Thais Paradelas, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, RJ, Brasil.

Médica formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF), atuou como monitora e bolsista de iniciação científica na disciplina de Parasitologia. Atualmente cursando residência em Clínica Médica pela Universidade Federal de Juiz de Fora.

Danuza Mattos, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, RJ, Brasil.

Possui doutorado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (UFF), mestrado em Biologia Parasitária pela Fundação Oswaldo Cruz e graduação em Medicina Veterinária pela UFF. Atualmente é professora da UFF. Tem experiência na área de Parasitologia, atuando principalmente nos temas: helmintologia de pescado, hipersensibilidades relacionadas a parasitos, zoonoses parasitárias, toxoplasmose, micotoxinas e educação em saúde.

Adriana Pittella Sudré, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, RJ, Brasil.

Possui doutorado em Ciências pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), mestrado em Patologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e graduação em Medicina Veterinária pela UFF. Tem experiência na área de Parasitologia, atuando principalmente nos seguintes temas: diagnóstico de parasitoses (microscopia, imunodiagnóstico e biologia molecular) e educação em saúde. É Professora Adjunta da UFF.

Patrícia Riddell Millar, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, RJ, Brasil.

Possui graduação, mestrado e doutorado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente é professora adjunta da UFF. Tem experiência na área de Parasitologia, atuando principalmente nos seguintes temas: toxoplasma gondii, animais de produção, inspeção de produtos de origem animal e enteroparasitas.

Beatriz Brener, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, RJ, Brasil.

Possui mestrado e doutorado em Biologia Parasitária pela Fundação Oswaldo Cruz e graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente é professora associada de Parasitologia da UFF. Tem experiência na área de Parasitologia, atuando principalmente nos seguintes temas: helmintologia, protozoologia, entomologia de importância médica e veterinária.

Daniela Leles, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, RJ, Brasil.

Possui mestrado e doutorado em Saúde Pública e especialização em Paleopatolgia e Paleoparasitologia pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP-Fiocruz). Atualmente é professora da Universidade Federal Fluminense (UFF) e atua principalmente nos temas: diagnóstico molecular de parasitos em material moderno e arqueológico.

Published

2017-06-30

How to Cite

PARADELAS, T.; MATTOS, D.; SUDRÉ, A. P.; MILLAR, P. R.; BRENER, B.; LELES, D. Cine-parasite: use of videos and TV shows as complementary activities in the teaching of Parasitology. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 7, n. 1, p. 44–56, 2017. DOI: 10.35699/2237-5864.2017.2257. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2257. Acesso em: 21 jul. 2024.

Issue

Section

Article