Espaço europeu de ensino superior e a questão da cidadania europeia

Authors

  • Rogério Duarte Fernandes dos Passos Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS), São Paulo, SP, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-7618-8754

Keywords:

Processo de Bolonha, Educação superior, Universidade europeia e cidadania europeia, Reforma da universidade europeia, Espaço europeu de ensino superior

Abstract

Este trabalho discute a relação da constituição da cidadania europeia com o auxílio da Universidade, em particular por meio do estabelecimento da União Europeia e da criação do Espaço Europeu de Ensino Superior.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Rogério Duarte Fernandes dos Passos, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS), São Paulo, SP, Brasil.

Graduação em Direito pela Universidade Metodista de Piracicaba (1998). Formação Pedagógica (Licenciatura) pela Universidade Metodista de Piracicaba e Serviço Nacional de Aprendizado Industrial (2002). Mestrado em Direito pela Universidade Metodista de Piracicaba (2003). Licenciado em Pedagogia pelo Centro Universitário Dr. Edmundo Ulson (Araras-SP) (2008). Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) (2015). Atualmente é professor efetivo do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Internacional Privado, Direito Internacional Público e Direito Empresarial, e também experiência em educação básica, educação profissional e educação superior. Participa como pesquisador do Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (GIEPES), coordenado pela Profa. Dra. Elisabete Monteiro de Aguiar Pereira.

Published

2018-12-10

How to Cite

PASSOS, R. D. F. dos. Espaço europeu de ensino superior e a questão da cidadania europeia. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 8, n. 2, p. 302–303, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2567. Acesso em: 21 nov. 2024.

Issue

Section

Thesis or Dissertation Abstracts