Aprendizagem na universidade

participação do estudante

Authors

Abstract

O livro Aprendizagem na universidade: participação do estudante, de autoria dos professores Dr. Francisco Imbernón e Dr. José Luís Medina, se insere em um campo acadêmico emergente e transversal às diferentes áreas de formação. A transformação da prática pedagógica universitária e dos processos de ensino e aprendizagem ali ocorridos em objeto de estudo decorre de situações macroestruturais, tais como a constituição de uma sociedade da aprendizagem, a massificação do ensino superior e as crises de legitimidade, de hegemonia e institucional que tensionam a organização das universidades contemporâneas. Tais situações exigem transformações proativas que envolvem também mudanças nas escolhas didático-pedagógicas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Altair Alberto Fávero, Universidade de Passo Fundo (UPF), Passo Fundo, RS, Brasil.

Pós-doutorado pela Universidad Autónoma del Estado de México (2012), doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e graduado em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Professor titular III e pesquisador da UFP. Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (GEPES,  UPF/RS). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, nível 2.

Mateus Lorenzon, Universidade de Passo Fundo (UPF), Passo Fundo, RS, Brasil.

Graduado em Pedagogia pela Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES), mestre em Ensino também pela UNIVATES e doutorando do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal em Nível Superior (CAPES).  

References

IMBERNÓN, Francisco; MEDINA, José Luís. A aprendizagem na universidade: participação do estudante. São Paulo: Cortez Editora, 2022.

Published

2023-09-01

How to Cite

FÁVERO, A. A.; LORENZON, M. Aprendizagem na universidade: participação do estudante. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 13, p. 1–6, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/42313. Acesso em: 17 may. 2024.

Issue

Section

Reviews