Percepção de sujeitos leitores e escritores em experiência de letramento acadêmico em Direito

Autores

  • Robson Figueiredo Brito Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), Belo Horizonte, MG, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-0557-3185

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2019.11985

Palavras-chave:

Conhecendo os alunos do Direito, Formação de saberes, Letramento, Sondagem de aprendizagem

Resumo

Este artigo é um recorte do capítulo da metodologia de pesquisa de doutoramento que tem como objeto de estudo os efeitos de uma proposta didático-pedagógica de letramento em Metodologia do Trabalho Científico no que toca às marcas linguístico-discursivas que revelam movimentos de pertença à comunidade universitária. Este trabalho propõe-se a apresentar o instrumento Conhecendo os alunos do Direito, para identificar os estudantes universitários que participaram da experiência. Com esse propósito, opera-se com o pressuposto de que a formação de saberes, no âmbito disciplinar, efetiva-se a partir do modo pelo qual o sujeito, em interação social, assume posições ao tratar as informações, apreender os conceitos e reconhecer os elementos característicos da investigação científica. Construiu-se um diagnóstico dos alunos-sujeitos leitores e escritores nesse evento de letramento. Após compilação dos dados, foi possível flagrar características identitárias a respeito de como, na disciplina, eles concebem o que é ler, escrever e estudar textos científicos.

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Biografia do Autor

Robson Figueiredo Brito, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Professor de Filosofia, psicólogo clínico (PUC Minas). Mestre e doutor em Letras: Linguística e Língua Portuguesa pelo PPG-Letras PUC Minas, pesquisador do NELLF (Núcleo de Estudos da Linguagem, Letramentos e Formação), professor adjunto I do Departamento de Filosofia e da Faculdade Mineira de Direito.

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Publicado

04-10-2019

Como Citar

BRITO, R. F. Percepção de sujeitos leitores e escritores em experiência de letramento acadêmico em Direito. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 9, p. 1–20, 2019. DOI: 10.35699/2237-5864.2019.11985. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/11985. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos