Relato de experiência da disciplina “Seminários de Docência”, do Programa de Engenharia de Produção da COPPE/UFRJ
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2015.1971Palavras-chave:
Ensino de Engenharia, Formação de professores, MoodleResumo
O presente artigo é o relato da experiência da disciplina “Seminários de docência”, oferecida aos alunos de mestrado e doutorado do Programa de Engenharia de Produção da COPPE/UFRJ e realizada entre setembro e dezembro de 2010. Trata-se de uma descrição das ações que resultaram em uma experiência enriquecedora para todos os participantes, docentes e discentes. Indicamos, primeiramente, os critérios escolhidos e as decisões tomadas na preparação deste trabalho, atentando para os objetivos propostos e a bibliografia indicada para apoiar seu cumprimento. Em seguida, analisamos as ferramentas utilizadas como suporte para as aulas e apresentamos a dinâmica e o conteúdo dos encontros. Por fim, tecemos considerações quanto ao êxito da empreitada, avaliando os desempenhos docente e discente ao longo da disciplina. As simulações práticas e debates realizados em sala de aula serviram ao propósito de gerar reflexão sobre a formação em Engenharia tal como é concebida atualmente, estimulando a crítica a essa formação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Política de acesso aberto:
A Revista Docência do Ensino Superior é um periódico de Acesso Aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor, desde que respeitem a licença de uso do Creative Commons utilizada pelo periódico. Esta definição de acesso aberto está de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).