Saberes e práticas do pedagogo como coordenador pedagógico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2015.2034

Palavras-chave:

Coordenação pedagógica, Formação do pedagogo, Saberes e práticas pedagógicas

Resumo

O presente artigo visa suprir uma lacuna existente nas produções acadêmicas acerca dos saberes e práticas necessários ao pedagogo para atuação na coordenação pedagógica das escolas. Problematizando questões diversas sobre essa temática, busca promover uma reflexão profícua nos meios acadêmicos, sobretudo nas faculdades de educação, agências encarregadas da formação do pedagogo. A coordenação pedagógica está relacionada a um cargo ou a uma função? O termo “coordenador pedagógico” constituiuse, apenas, como atenuante para a conotação negativa do termo “supervisor pedagógico”, aquele que exercia mera atividade controladora da prática pedagógica docente? O que se espera hoje da atuação dos profissionais que coordenam a prática pedagógica dos/as professores/as? Quais saberes devem possuir? Qual o seu principal papel? Pode-se considerar o coordenador pedagógico o “educador do educador”? Esperase contribuir para o debate e evidenciar os saberes e práticas demandadas a esse profissional e que devem fazer parte de sua formação profissional.

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Biografia do Autor

Raquel Quirino, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Pedagoga pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH); mestre em Educação Tecnológica pelo CEFET-MG; doutora em Educação pela Faculdade de Educação (FaE) da UFMG, com estágio pós-doutoral concluído na mesma instituição. Professora adjunta do CEFET-MG, no qual atua como docente no Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica (PPGET) e no Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes (PEFPD). Atua como pesquisadora na área de formação e qualificação profissional, dialogando, sobretudo, com as relações de gênero na Ciência e Tecnologia (C&T), no trabalho e na educação profissional e tecnológica. Na formação docente, atua nas áreas de Didática e Estágio Supervisionado.

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Publicado

07-01-2016

Como Citar

QUIRINO, R. Saberes e práticas do pedagogo como coordenador pedagógico. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 5, n. 2, p. 31–56, 2016. DOI: 10.35699/2237-5864.2015.2034. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2034. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos