Práticas dinâmicas de educação

o projeto de extensão “Cineclube e Educação” – um mecanismo de formação profissional primordial na universidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2016.2086

Palavras-chave:

Cultura, Educação, Cinema

Resumo

Este artigo apresenta os resultados das experiências de extensão vinculadas ao projeto de extensão “Cineclube e Educação”, que unia cinema e educação, dentro da universidade. O principal objetivo dessa iniciativa foi a criação de um cineclube, para servir como ambiente favorável à compreensão da linguagem cinematográfica, e a utilização de filmes, como recurso didático permanente dentro da instituição de ensino superior. O projeto exibia filmes e propunha discussões sobre formas e conteúdos do material projetado, vinculando esse debate aos temas que eram trabalhados em sala de aula, para um público externo. Paralelamente, as conversas estendiam-se a outras ações coordenadas ao projeto, tais como grupos de estudos, eventos etc. Como resultados, foram inauguradas e desenvolvidas novas formas de apropriação dos conteúdos curriculares, mostrando ao público que o uso de diferentes materiais pode ser parte importante da didática nas instituições escolares. Dentro dos limites da proposta, barreiras de desigualdades (culturais) foram superadas e dispositivos de educação atualizados e eficazes para os recursos audiovisuais foram recriados, sem se separar saberes, hábitos, ideias, entendimentos, críticas e temáticas entre mais e menos legítimos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jacimara Sarges Abreu, Universidade Federal do Maranhão (UFMA), São Luís, MA, Brasil.

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Graduada em Ciências Humanas – História pela UFMA, campus de Pinheiro. Foi bolsista/extensionista do projeto de extensão “Cineclube e Educação”, entre os períodos de 2011 a 2013.

Mariana Mont'Alverne Barreto, Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza, CE, Brasil.

Mestre em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com dissertação intitulada "TV Ceará: processo de modernização da cultura local", e doutorado em Sociologia pela UNICAMP, com estágio na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS/MSH), para desenvolvimento do trabalho de tese "As majors da música e o mercado fonográfico nacional". Foi professora adjunta na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), no período de 2010 a 2013, onde também coordenou o projeto de extensão "Cineclube e Educação". Atualmente é professora adjunta no Departamento de Ciências Sociais e no Programa de Pós-Graduação em Sociologia, da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Downloads

Publicado

23-05-2016

Como Citar

ABREU, J. S.; BARRETO, M. M. Práticas dinâmicas de educação: o projeto de extensão “Cineclube e Educação” – um mecanismo de formação profissional primordial na universidade. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 6, n. 1, p. 9–36, 2016. DOI: 10.35699/2237-5864.2016.2086. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2086. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos