Ensino superior

as competências docentes para ensinar no mundo contemporâneo

Autores

  • Nara Eunice Nörnberg Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), São Leopoldo, RS, Brasil.
  • Mari Margarete dos Santos Forster Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), São Leopoldo, RS, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2016.2095

Palavras-chave:

Docência no ensino superior, Ensino-aprendizagem, Ensino com pesquisa, Gestão da sala de aula

Resumo

O presente trabalho traz reflexões teóricas acerca de competências necessárias para o ensino e a aprendizagem no mundo contemporâneo, em âmbito universitário. A relação entre ensino e aprendizagem está implicada na ruptura com o paradigma dominante e a ascensão do paradigma emergente. A metodologia utilizada para construção deste artigo foi a pesquisa bibliográfica. Os resultados apontam algumas necessidades, dentre elas: de perceber a docência e a investigação como atividades complementares que se beneficiam mutuamente; de adotar a postura epistemológica da incerteza como princípio educativo da e para a pesquisa; e de construir a aula junto aos educandos. O desafio, portanto, é gestar possibilidades para o desenvolvimento de práticas pedagógicas que atendam a essas necessidades, na constituição de uma visão relacional, com maior flexibilidade e maior mobilidade, inclusive no que tange à aproximação entre universidade e escola, pois ambas têm muito a aprender, compartilhando saberes.

Biografia do Autor

  • Nara Eunice Nörnberg, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), São Leopoldo, RS, Brasil.

    Possui graduação em Pedagogia, licenciatura plena em Orientação Educacional pelo Instituto Luterano de Ensino Superior de Ji Paraná – RO (2001), mestrado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), 2003, e doutorado em Educação pela UNISINOS (2008). Atualmente é professora titular na graduação no curso de Pedagogia e demais licenciaturas; professora na pós-graduação lato sensu – curso de Gestão e Supervisão Escolar; professora colaboradora na pós-graduação stricto sensu de Psicologia Clínica na atividade de Metodologia do Ensino Superior na UNISINOS.

  • Mari Margarete dos Santos Forster, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), São Leopoldo, RS, Brasil.

    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), 1970, mestrado em Educação pela UFRGS, 1979, doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 1997, e pósdoutorado em Educação pela Universidade de Lisboa e do Porto/Portugal (2009). Atualmente é professora pesquisadora titular da UNISINOS. Participa do Comitê Científico do grupo de trabalho Didática da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) e é avaliadora de cursos e institucional cadastrada no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP).

Downloads

Publicado

23-05-2016

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Ensino superior: as competências docentes para ensinar no mundo contemporâneo. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 6, n. 1, p. 187–210, 2016. DOI: 10.35699/2237-5864.2016.2095. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2095. Acesso em: 26 dez. 2024.