Análise do desenvolvimento de elementos do pensamento científico em atividades da disciplina Física Aplicada

Autores/as

  • Douglas Carlos Vilela Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), São José dos Campos, SP, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-5182-8137
  • Silvana Ligia Vincenzi Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2016.2122

Palabras clave:

Ensino de Física, Atividades experimentais, Pensamento científico

Resumen

Este trabalho teve como finalidade identificar e caracterizar elementos do pensamento científico em atividades de física da disciplina Física Aplicada com alunos do 3º semestre do curso Tecnólogo em Petróleo e Gás da Faculdade São Sebastião (FASS). Para isso, foi realizada uma microanálise etnográfica, que permitiu uma aproximação maior nas interações dos alunos durante as atividades. Foram gravadas em vídeo e áudio as aulas de laboratório onde os alunos realizaram essas atividades. Aplicou-se um questionário para verificar as práticas laboratoriais e as principais dificuldades encontradas pelos estudantes. Como conclusão, identificou-se que as atividades de modelagem de física possibilitam três momentos, nos quais foi perceptível o desenvolvimento de elementos do pensamento científico. Nesses momentos, identificaram-se todos os elementos: evidência, inferência, argumentação, análise e investigação. Os resultados encontrados no questionário mostraram que os alunos não tiveram prática laboratorial e nenhum contato com metodologia científica. Ademais, 46% dos universitários encontraram maior dificuldade na execução do relatório final.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Douglas Carlos Vilela, Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), São José dos Campos, SP, Brasil.

Doutorando em Física pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Ex-professor de Física Aplicada e Matemática Financeira na Faculdade São Sebastião (FASS/UNICSUL). Físico licenciado pela UFSCar. Especialista em Ensino de Ciências pela UTFPR. Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela UFSCar. 

Silvana Ligia Vincenzi, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC, Brasil.

Professora titular e pesquisadora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Medianeira. Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Computacionais para o Agronegócio, atuando na linha de pesquisa Tecnologias Computacionais Aplicadas à Produção Agrícola (UTFPR/MD), e professora do Programa de PósGraduação em Métodos e Gestão em Avaliação (UFSC).

Publicado

2016-10-10

Cómo citar

VILELA, D. C.; VINCENZI, S. L. Análise do desenvolvimento de elementos do pensamento científico em atividades da disciplina Física Aplicada. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 6, n. 2, p. 247–274, 2016. DOI: 10.35699/2237-5864.2016.2122. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2122. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artículos