Análise do desenvolvimento de elementos do pensamento científico em atividades da disciplina Física Aplicada
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2016.2122Palabras clave:
Ensino de Física, Atividades experimentais, Pensamento científicoResumen
Este trabalho teve como finalidade identificar e caracterizar elementos do pensamento científico em atividades de física da disciplina Física Aplicada com alunos do 3º semestre do curso Tecnólogo em Petróleo e Gás da Faculdade São Sebastião (FASS). Para isso, foi realizada uma microanálise etnográfica, que permitiu uma aproximação maior nas interações dos alunos durante as atividades. Foram gravadas em vídeo e áudio as aulas de laboratório onde os alunos realizaram essas atividades. Aplicou-se um questionário para verificar as práticas laboratoriais e as principais dificuldades encontradas pelos estudantes. Como conclusão, identificou-se que as atividades de modelagem de física possibilitam três momentos, nos quais foi perceptível o desenvolvimento de elementos do pensamento científico. Nesses momentos, identificaram-se todos os elementos: evidência, inferência, argumentação, análise e investigação. Os resultados encontrados no questionário mostraram que os alunos não tiveram prática laboratorial e nenhum contato com metodologia científica. Ademais, 46% dos universitários encontraram maior dificuldade na execução do relatório final.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de primera publicación, siendo la obra licenciada simultáneamente bajo la Creative Commons Attribution License, que permite compartir la obra con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
Los autores están autorizados a asumir contratos adicionales por separado, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (por ejemplo, publicación en un repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
Política de acceso abierto:
La Revista Docência do Ensino Superior es una revista de Acceso Abierto, lo que significa que todo el contenido está disponible de forma gratuita, sin costo para el usuario o su institución. Los usuarios pueden leer, descargar, copiar, distribuir, imprimir, buscar o vincular a los textos completos de los artículos, o utilizarlos para cualquier otro propósito legal, sin necesidad de obtener el permiso previo del editor o autor, siempre que respeten la licencia de uso. los Creative Commons utilizados por la revista. Esta definición de acceso abierto está en línea con la Iniciativa de Acceso Abierto de Budapest (BOAI).