Projetos pedagógicos de cursos de saúde e sua articulação com as políticas públicas para a formação em saúde no Brasil

Autores

  • Lucimar Daniel Simões Salvador Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Teófilo Otoni, MG, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-7862-9111
  • Paulo Afrânio Sant'Anna Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Teófilo Otoni, MG, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-8284-1481

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2017.2165

Palavras-chave:

Formação em saúde, Diretrizes Curriculares, Pró-Saúde, Currículo

Resumo

Este estudo objetivou compreender como os projetos pedagógicos dos cursos de saúde de uma instituição pública de ensino superior articulam, nas dimensões política e pedagógica, as orientações curriculares preconizadas nas Diretrizes Curriculares Nacionais – DCNs (2001, 2002) e no Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde – Pró-Saúde (2005). Trata-se de um estudo de caso, exploratório e de enfoque qualitativo, com uso da técnica da pesquisa documental e submissão dos dados à análise de conteúdo. Os resultados revelaram que os Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs) articulam, na dimensão política, um ideário de formação coerente com as DCNs e o Pró-Saúde. Entretanto, na dimensão pedagógica, não alcançaram o grau proposto nessas políticas, devido à predominância de currículos disciplinares com dissociação entre os ciclos básico e profissional. Isso sinaliza a necessidade de investimento institucional na capacitação e no desenvolvimento docente para as mudanças propostas. A integração ensino/trabalho exige esforço político-gerencial para a transformação dos cenários de práticas da rede pública de serviços em campos de formação profissional.

Biografia do Autor

  • Lucimar Daniel Simões Salvador, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Teófilo Otoni, MG, Brasil.

    Mestre em Ensino em Saúde pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) (2014), Diamantina; licenciada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia e Letras de Diamantina (1992); pedagoga da Pró-Reitoria de Graduação da UFVJM.

  • Paulo Afrânio Sant'Anna, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Teófilo Otoni, MG, Brasil.

    Doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2001); docente do curso de licenciatura em Educação do Campo da UFVJM, Diamantina, e do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino em Saúde.

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Publicado

30-06-2017

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Projetos pedagógicos de cursos de saúde e sua articulação com as políticas públicas para a formação em saúde no Brasil. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 7, n. 1, p. 185–202, 2017. DOI: 10.35699/2237-5864.2017.2165. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2165. Acesso em: 22 dez. 2024.