Considerações sobre a formação docente para atuar online nos tempos da pandemia de COVID-19

Autores

  • Líllian Franciele Silva Ferreira Faculdade Raimundo Marinho, Maceió (FRM-Maceió), Maceió, AL, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-1548-8454
  • Vanessa Maria Costa Bezerra Silva Universidade Federal de Alagoas, campus A.C. Simões (UFAL-A.C. Simões), Maceió, AL, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-5566-5489
  • Keity Elen da Silva Melo Universidade Federal de Alagoas, campus A.C. Simões (UFAL-A.C. Simões), Maceió, AL, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-4267-1630
  • Ana Carolina Beltrão Peixoto Universidade Estadual de Alagoas, campus Maceió (UNEAL-Maceió), Maceió, AL, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-7468-2441

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.24761

Palavras-chave:

Ensino superior, Formação de professores, Práticas pedagógicas, Tecnologias digitais, Pandemia de COVID-19

Resumo

Este artigo objetiva refletir sobre a formação continuada dos professores e a incorporação das tecnologias digitais para o uso nas práticas pedagógicas remotas desenvolvidas no contexto da pandemia de Covid-19. Para isso, apresentamos relatos de experiência de professoras que atuam em cursos de licenciatura e bacharelado, em instituições de ensino superior localizadas no estado de Alagoas. Perante o referido cenário, pouco se tem ponderado sobre a formação continuada do professor e o redirecionamento de suas práticas com a utilização das tecnologias digitais como interface essencial para essa conjuntura. Posto isso, conclui-se que pensar a atuação do professor neste momento de transição do ensino presencial para o ensino remoto emergencial e a falta de formação continuada desse profissional impacta nos dilemas contemporâneos do uso obrigatório e urgente das interfaces digitais, em caráter instrumentalista, a fim de manter os vínculos entre docentes e discentes e dar continuidade ao calendário letivo nas instituições.

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Biografia do Autor

Líllian Franciele Silva Ferreira, Faculdade Raimundo Marinho, Maceió (FRM-Maceió), Maceió, AL, Brasil.

Pedagoga e mestra em Educação pela Universidade Federal de Alagoas – UFAL, especialista em Psicopedagogia e Gestão Escolar pela FCV. Atualmente é coordenadora do Núcleo de Educação a Distância (NEAD), professora na Faculdade Raimundo Marinho (FRM – Maceió), professora efetiva da Prefeitura de Maceió e integrante do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar de Pesquisas e Práticas Empreendedoras (GIPPE/UNEAL).

Vanessa Maria Costa Bezerra Silva, Universidade Federal de Alagoas, campus A.C. Simões (UFAL-A.C. Simões), Maceió, AL, Brasil.

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas – UFAL, Campus Arapiraca (2018). Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-UFAL) (2020). Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-UFAL). Docente de ensino superior e da educação básica pública do município de Rio Largo, AL.

Keity Elen da Silva Melo, Universidade Federal de Alagoas, campus A.C. Simões (UFAL-A.C. Simões), Maceió, AL, Brasil.

Graduada em Pedagogia pela Universidade de Pernambuco – UPE – Campus Garanhuns (2013). Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica pelo Instituto Superior de Educação de Pesqueira – ISEP (2015). Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Alagoas – UFAL (2020).

Ana Carolina Beltrão Peixoto, Universidade Estadual de Alagoas, campus Maceió (UNEAL-Maceió), Maceió, AL, Brasil.

Doutora em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, mestra em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Alagoas – UFAL, graduada em Administração pela UFAL e em Serviço Social pela Universidade Tiradentes (UNIT). Professora efetiva da Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL. Líder do Grupo Interdisciplinar de Pesquisas e Práticas Empreendedoras – GIPPE/UNEAL.

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Publicado

29-12-2020

Como Citar

FERREIRA, L. F. S.; SILVA, V. M. C. B.; MELO, K. E. da S.; PEIXOTO, A. C. B. Considerações sobre a formação docente para atuar online nos tempos da pandemia de COVID-19. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 10, p. 1–20, 2020. DOI: 10.35699/2237-5864.2020.24761. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/24761. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Seção especial: docência no ensino superior em tempos de pandemia