Programa de excelência acadêmica (PROEX)

um relato de como se tornar um professor formador na educação superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2018.2517

Palavras-chave:

Formação de professores, Ensino Superior, Estágio de docência

Resumo

Amparadas pela abordagem metodológica da pesquisa qualitativa interpretativa e da pesquisa-ação, e à luz da teoria de aprendizagem situada, neste trabalho, por meio de um relato de experiência, analisamos se e como o Programa de Excelência Acadêmica (PROEX) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) fomenta a formação docente de alunos de pós graduação para o ensino superior. Os dados para este estudo foram gerados durante quatro meses em uma turma de estágio do curso de graduação em Letras em uma universidade federal no Sul do Brasil. O corpus deste trabalho é constituído por diários de campo gerados a partir dos encontros de feedback pós-observação das aulas realizados entre a professora supervisora, a aluna de pós-graduação e os estagiários. Os resultados apontam que, no contexto analisado, as práticas diárias do magistério vivenciadas por uma das autoras no estágio de docência contribuíram para a formação docente voltada à educação superior, a participação da estudante de pós-graduação aumentou em complexidade e engajamento e a aluna moveu-se de participante periférica para participante plena.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Cortezi Schefer Cardoso, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Doutoranda em Letras, com ênfase em Linguística Aplicada, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestre em Linguística Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), e graduada em licenciatura em Letras, habilitação em Língua Inglesa (UNISINOS).

Simone Sarmento, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Doutora em Terminologia e Lexicografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestre em Language Studies pela University of Lancaster e em Linguística Aplicada (UFRGS), e professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Downloads

Publicado

10-12-2018

Como Citar

CARDOSO, P. C. S.; SARMENTO, S. Programa de excelência acadêmica (PROEX): um relato de como se tornar um professor formador na educação superior. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 8, n. 2, p. 99–118, 2018. DOI: 10.35699/2237-5864.2018.2517. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2517. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos