O démarche ergológico na análise da atividade de trabalho do professor universitário
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2018.2210Palavras-chave:
Démarche ergológico, Atividade do professor universitário, Universidade PeruanaResumo
Este artigo é parte de uma tese de doutorado que aborda, a partir da perspectiva ergológica, a atividade de trabalho do professor universitário em sala de aula, em uma universidade de caráter comunitário, originária do movimento estudantil, inserida no contexto universitário regulado por valores mercantis que impactam a docência como um bem público e silenciam o potencial transformador dos saberes produzidos nas situações de trabalho. Essa pesquisa, de abordagem clínica e caráter qualitativo experimental, problematiza o cotidiano universitário, desvelando os patrimônios criados e recriados nesse meio e os seus usos, os saberes de valores operantes nas situações de trabalho e as eleições de valor assumidas pelo professor, como elementos que oferecem sentido e significado sobre seu trabalho e que colocam em aberto as possibilidades de sua transformação.
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