“Uma aula diferente”
um caso de introdução de atividades interativas no ensino da Ciência Política
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.24042Palavras-chave:
Aprendizagem ativa, Atividades interativas em aula, Formação em Ciência Política, Ensino superior em PortugalResumo
Este artigo visa revelar o impacto da introdução de atividades interativas na aula na satisfação dos alunos. Partindo da abordagem construtivista do conhecimento e das vantagens da aprendizagem ativa (active learning), foi realizado um estudo empírico que consistiu na comparação dos questionários de satisfação dos alunos de duas turmas em que não foram utilizadas atividades com outras duas em que estas foram realizadas. Os questionários foram sujeitos à análise de conteúdo qualitativa e quantitativa, revelando a valorização que os alunos atribuem às aulas interativas. A interatividade passou a ser considerada o mais importante ponto forte de avaliação tanto da unidade curricular como do docente. Estes resultados reforçam estudos anteriores que mostram as vantagens da aprendizagem ativa no aumento da satisfação dos alunos. Eles são particularmente importantes na área da Ciência Política, em que um tipo de aprendizagem que estimule as capacidades analíticas, o espírito crítico e as competências comunicacionais será especialmente adequado.
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