O ensino de ciências na pós-graduação em Educação
fazer docência com outras territorialidades e múltiplas pedagogias
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2024.48391Palavras-chave:
ensino de ciências, outras pedagogias, pluralidade, territorialidadesResumo
O presente texto trata-se de um ensaio e tem como intuito apresentar a ampliação de possibilidades de produção do conhecimento para o ensino de ciências. Tais possibilidades se efetuam em espaços em que atuo como docente em programas de pós-graduação em uma universidade federal no Nordeste do Brasil. As aulas tornam-se territórios de interação entre mim e os cursistas para troca de vivências que ampliam nosso olhar para a diversidade de saberes constituídos em outras pedagogias, que são tecidas na relação de homens e mulheres com seu território que mesmo sendo tornadas ausentes por um modelo de ciência da modernidade, emergem no vivido. Por conseguinte, os movimentos de ensino-aprendizagem das aulas que ministro se constituem, também, como atualizações curriculares sobre temas e conteúdos presentes nos objetos de pesquisa dos cursistas, visando dialogar com um ensino de ciências pluralista. Referenciais decoloniais da Educação Popular e do pós-modernismo permitiram a tessitura do texto, cuja metodologia é constituída por narrativas referentes a aprendizados que construí a partir de vivências com duas comunidades tradicionais, uma de quebradeiras de coco babaçu e outra pesqueira, de partes distintas do território brasileiro. Os resultados expõem que outras pedagogias, presentes em comunidades pesqueira e de quebradeiras de coco babaçu nos aproximam de uma leitura de mundo diversificada, possibilitando caminhos para um ensino de ciências mais plural, baseando-se em uma multiplicidade de saberes.
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