Construção e validação de Quiz para avaliação de conhecimento cognitivo sobre febre maculosa

Autores

  • Gabriela Rodrigues Bragagnollo Universidade de São Paulo - USP, Escola de Enfermagem - EE. Ribeirão Preto, SP - Brasil. https://orcid.org/0000-0003-1480-8046
  • Rosangela Andrade Aukar de Camargo Camargo Universidade de São Paulo - USP , Escola de Enfermagem – EE, Departamento de Enfermagem Materno Infantil e Saúde Pública. Ribeirão Preto, SP - Brasil. https://orcid.org/0000-0002-4872-2331
  • Luciana Mara Monti Fonseca Universidade de São Paulo - USP , Escola de Enfermagem - EE, Departamento de Enfermagem Materno Infantil e Saúde Pública. Ribeirão Preto, SP - Brasil. https://orcid.org/0000-0002-5831-8789
  • Marta Gràcia Garcia Universitat de Barcelona - UB. Barcelona - Espanha. https://orcid.org/0000-0003-1280-4578
  • Wallacy Jhon Silva Araújo Universidade de Federal de Pernambuco, Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem. Recife, PE - Brasil. https://orcid.org/0000-0001-7916-1250
  • Ramon Azevedo Silva de Castro Universidade Federal de São João Del-Rei, Departamento de Enfermagem. São João Del-Rei, MG - Brasil. https://orcid.org/0000-0001-6815-3490
  • Marta Cristiane Alves Pereira Universidade de São Paulo - USP , Escola de Enfermagem - EE. Ribeirão Preto, SP - Brasil. https://orcid.org/0000-0002-0563-215X
  • Beatriz Rossetti Ferreira Universidade de São Paulo - USP , Escola de Enfermagem - EE. Ribeirão Preto, SP - Brasil. https://orcid.org/0000-0002-6781-2236

DOI:

https://doi.org/10.35699/reme.v27i.37939

Palavras-chave:

Avaliação Educacional, Conhecimento, Educação em Saúde, Febre Maculosa das Montanhas Rochosas, Inquéritos e Questionários

Resumo

Objetivo: construir e validar um Quiz de avaliação cognitiva sobre Febre Maculosa, voltado para avaliar o conhecimento de estudantes que moram e/ou frequentam cidades de risco para a doença. Métodos: estudo metodológico desenvolvido em três etapas: construção do Quiz; validação de aparência e conteúdo com nove juízes, com análise realizada através do cálculo de Índice de Validade de Conteúdo, com valor de corte 0,80; e validação semântica, seguindo a metodologia DISABKIDS® com 12 alunos de cursos técnicos profissionalizantes, com avaliação dos dados realizada por estatística descritiva, tendo sido utilizado o programa Statistical Package for the Social Sciences. Resultados: o processo de validação foi subdividido em duas etapas: validação de aparência e conteúdo por profissionais das áreas de biologia e educação e validação semântica por alunos de cursos profissionalizantes. O Quiz foi elaborado e aplicado e os resultados mostraram um índice de validade de conteúdo superior a 0,80 para todas as variáveis analisadas. Na validação semântica, o Quiz foi considerado como de fácil compreensão e não houve dificuldade para o preenchimento. Conclusão: o Quiz construído foi validado quanto à aparência, ao conteúdo e à semântica, tendo alcançado concordância satisfatória, o que garante ser um instrumento adequado para o processo de avaliação sobre a temática investigada. Com isso, espera-se contribuir para a difusão de conhecimento acerca da identificação dos fatores de risco e da prevenção da saúde relacionados à Febre Maculosa.

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Arquivos adicionais

Publicado

20-07-2023

Como Citar

1.
Bragagnollo GR, Camargo RAA de C, Fonseca LMM, Garcia MG, Araújo WJS, Castro RAS de, Pereira MCA, Ferreira BR. Construção e validação de Quiz para avaliação de conhecimento cognitivo sobre febre maculosa. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 20º de julho de 2023 [citado 8º de outubro de 2024];27. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/37939

Edição

Seção

Pesquisa

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