Construção e validação de exame clínico objetivo estruturado (osce) sobre ressuscitação cardiopulmonar

Autores

  • Mateus Goulart Alves Universidade do Estado de Minas Gerais, Núcleo de Ciências Biomédicas e da Saúde, Passos MG , Brasil, Faculdade Atenas, Curso de Medicina. Passos, MG - Brasil; Universidade de São Paulo - USP, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Programa Enfermagem Fundamental. Ribeirão Preto, SP - Brasil; Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG, Núcleo de Ciências Biomédicas e da Saúde. Passos, MG - Brasil. http://orcid.org/0000-0003-0680-6817
  • Marco Túlio Menezes Carvalho Universidade do Estado de Minas Gerais, Núcleo de Ciências Biomédicas e da Saúde, Passos MG , Brasil, Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG, Núcleo de Ciências Biomédicas e da Saúde. Passos, MG - Brasil. http://orcid.org/0000-0001-9816-8407
  • Juliana da Silva Garcia Nascimento Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Programa Enfermagem Fundamental, Ribeirão Preto SP , Brasil, Universidade de São Paulo - USP, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Programa Enfermagem Fundamental. Ribeirão Preto, SP - Brasil. http://orcid.org/0000-0003-1118-2738
  • Jordana Luiza Gouvêa de Oliveira Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Programa Enfermagem Fundamental, Ribeirão Preto SP , Brasil, Universidade de São Paulo - USP, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Programa Enfermagem Fundamental. Ribeirão Preto, SP - Brasil. http://orcid.org/0000-0001-5905-8993
  • Regilene Molina Zacareli Cyrillo Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Programa Enfermagem Fundamental, Ribeirão Preto SP , Brasil, Universidade de São Paulo - USP, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Programa Enfermagem Fundamental. Ribeirão Preto, SP - Brasil. http://orcid.org/0000-0002-4042-5308
  • Fernanda Titareli Merizio Martins Braga Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Programa Enfermagem Fundamental, Ribeirão Preto SP , Brasil, Universidade de São Paulo - USP, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Programa Enfermagem Fundamental. Ribeirão Preto, SP - Brasil. http://orcid.org/0000-0001-8089-788X
  • Luciana Mara Monti Fonseca Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Programa Enfermagem Fundamental, Ribeirão Preto SP , Brasil, Universidade de São Paulo - USP, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Programa Enfermagem Fundamental. Ribeirão Preto, SP - Brasil. http://orcid.org/0000-0002-5831-8789
  • Maria Celia Barcellos Dalri Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Programa Enfermagem Fundamental, Ribeirão Preto SP , Brasil, Universidade de São Paulo - USP, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Programa Enfermagem Fundamental. Ribeirão Preto, SP - Brasil. http://orcid.org/0000-0002-8173-8642

DOI:

https://doi.org/10.5935/1415-2762.20190105

Palavras-chave:

Reanimação Cardiopulmonar, Ensino, Competência Clínica, Aprendizagem, Avaliação Educacional

Resumo

Objetivo: desenvolver e validar um instrumento de exame clínico objetivo estruturado para o cenário de simulação sobre ressuscitação cardiopulmonar no adulto em suporte básico de vida com o uso do desfibrilador externo automático no ambiente hospitalar. Método: pesquisa aplicada, de produção tecnológica, desenvolvida na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, no período de janeiro de 2017 a março de 2018 com 16 profissionais experts da área de urgência e emergência para validação do exame clínico objetivo estruturado. O instrumento abordou 40 itens de intervenção relacionados ao elo da cadeia da sobrevivência da American Heart Association (2015) para realizar a avaliação clínica no cenário de simulação em ressuscitação cardiopulmonar. Resultados: dos experts, 62,5% obtiveram pontuação superior ou igual a 10 nos critérios de Fehring e destaca-se que 93,75% possuem prática clínica em urgência e emergência no adulto. O exame clínico objetivo estruturado alcançou concordância de 97,34% em organização; 96,09% em objetividade; 93,75% em clareza, e na categorização da concordância interavaliador proposta por Landis e Kock evidenciou "concordância quase perfeita”, com p<0,0001. Conclusão: no processo de validação pelos experts foram identificadas e acatadas as oportunidades de melhorias e o exame clínico objetivo estruturado apresentado demonstrou-se um objeto contemporâneo e adequado para aplicação no processo de ensino-aprendizagem sobre ressuscitação cardiopulmonar no adulto em suporte básico de vida com o uso do desfibrilador externo automático no ambiente hospitalar.

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Publicado

17-02-2020

Como Citar

1.
Alves MG, Carvalho MTM, Nascimento J da SG, Oliveira JLG de, Cyrillo RMZ, Braga FTMM, Fonseca LMM, Dalri MCB. Construção e validação de exame clínico objetivo estruturado (osce) sobre ressuscitação cardiopulmonar. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 17º de fevereiro de 2020 [citado 15º de novembro de 2024];23(1). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/49717

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