Avaliação de tecnologia digital educacional "sinais vitais e anatomia" por estudantes da educação profissionalizante em enfermagem

Autores

  • Fernanda dos Santos Nogueira de Góes Ribeirão PretoSP, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto , Brasil
  • Rosangela Andrade Aukar de Camargo Ribeirão PretoSP, USP, EERP , Brasil
  • Luciana Mara Monti Fonseca Ribeirão PretoSP, USP, EERP , Brasil
  • Gustavo Faria de Oliveira
  • Cristina Yuri Nakata Hara Ribeirão PretoSP, USP, EERP , Programa de Pós Graduação em Enfermagem Fundamental, Brasil
  • Helena Reche Felipe
  • Nélida Beatriz Caldas Ribeirão PretoSP, USP, EERP , curso de Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.35699/reme.v19i2.50099

Palavras-chave:

Enfermagem, Tecnologia Educacional, Educação Profissionalizante, Sinais Vitais

Resumo

Estudo metodológico, o qual seguiu os preceitos éticos acerca da tecnologia digital educacional "sinais vitais e anatomia". A tecnologia foi avaliada por estudantes da educação profissionalizante em Enfermagem quanto à qualidade do conteúdo, interface e usabilidade do sistema. Participaram do estudo 21 estudantes da educação profissionalizante em Enfermagem que já tinham completado 50% do curso. Todos os itens foram considerados adequados por mais de 90% dos avaliadores. Os estudantes expressaram algumas sugestões, as quais foram consideradas para a melhoria da tecnologia. Considera-se que o produto desenvolvido está adequado para ser disponibilizado no ensino de Enfermagem inserido no referencial pedagógico da problematização e da aprendizagem significativa, a partir das avaliações dos principais usuários, os estudantes de Enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Conselho Federal de Enfermagem. Enfermagem em dados: inscrições de

profissionais de Enfermagem por categoria no Brasil em 2011. Brasília:

Conselho Federal de Enfermagem; 2012. [Citado em 2013 out. 04]. Disponível

em: http://novo.portalcofen.gov.br/planejamento-estrategico-2.

Ceccim RB, Feuerwerker LCM. O quadrilátero da formação para a área da

saúde: ensino, gestão, atenção e controle social. Physis. 2004;14(1):41-65.

Ausubel DP. A aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São

Paulo: Moraes; 1982.

Gibson S. Enhancing intergenerational communication in the classroom:

recommendations for successful teacher-student relationship. Nursing Educ

Perspect. 2008; 30:37-9.

Freire P. Educação como prática da liberdade. 30th ed. Rio de Janeiro: Paz e

Terra; 2007.

Oliveira MCS, Góes FSN. Aprendizagem de alunos de curso técnico e suas

interfaces no processo de formação do docente em enfermagem. XX Simpósio

Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo (SIICUSP) -

out 24-25; Ribeirão Preto, Brasil. São Paulo: Pró Reitoria de Pesquisa; 2012.

Pressman RS. Engenharia de software. São Paulo: McGraw Hill Brasil; 2006.

LoBiondo-Wood G, Haber J. Nursing research: methods, critical appraisal,

and utilization. 8th ed. St Louis: Mosby; 2013.

Barbosa SFF, Marin HF. Web-based simulation: a tool for teaching critical care

nursing. Rev Latino-Am Enferm. 2009; 17(1):7-13.

Reeves TC, Harmon S. Educational WWW sites evaluation instrument.

Athens: Univesity of Georgia, Educational Psychology and Instructional

Technology College of Education. [Citado em 2013 jun. 04]. Disponível em:

http://it.coe.uga.edu/~treeves/edit8350/wwweval.html.

Ergolist. Ferramentas para usabilidade: checklists de usabilidade segundo os

critérios ergonômicos de Bastien e Scapin. 2008. [Citado em 2012 jun. 14].

Disponível em: <http://www.labiutil.inf.ufsc.br/ergolist/

Berçot FF. Desenvolvimento e avaliação de um software como recurso

auxiliar ao ensino de imunologia básica [dissertação]. Rio de Janeiro: Instituto

Oswaldo Cruz, Pós Graduação em Ensino em Biociências e Saúde; 2011.

Góes FSN, Fonseca LMM, Furtado MCC, Leite AM, Scochi CGS. Avaliação

do objeto virtual de aprendizagem “Raciocínio diagnóstico em enfermagem

aplicado ao prematuro”. Rev Latino-Am Enferm. 2011; 19(4):894-901.

Fonseca LMM, Aredes ND, Leite AM, Santos CB, Lima RAP, Scochi CGS.

Evaluation of an educational technology regarding clinical evaluation of

preterm newborns. Rev Latino-Am Enferm. 2013; 21(1):363-70.

Frota NM, Barros LV, Araújo TM, Caldini LN, Nascimento JC, Caetano JF.

Construção de uma tecnologia educacional para o ensino de enfermagem

sobre punção venosa periférica. Rev Gaúcha Enferm. 2013; 34(2): 29-36.

Holanda VR, Pinheiro AKB, Pagliuca LMF. Aprendizagem na educação online:

análise de conceito. Rev Bras Enferm. 2013; 66(3):406-11.

Jonassen DH. Using cognitive tools to represent problems. J Res Techonol

Educ. 2003; 35(3):362-81.

Lessmann JC, Lanzoni GMM, Gubert E, Mendes PXG, Prado ML, Backes

VM. Educação profissional em enfermagem: necessidades, desafios e rumos.

REME - Rev Min Enferm. 2012; 16(1):106-10.

Blake H. Computer-based learning objects in healthcare: the student

experience. Int J Nurs Educ Scholarship. 2010; 7(1):1-15.

Lima EC, Appolinário RS. A educação profissionalizante em enfermagem no

Brasil: desafios e perspectivas. Rev Enferm UERJ. 2011; 19(2):311-6.

Andrade CR, Tadeu LFR, Dutra IR, Alvarenga AW, Carvalho WS, Oliveira AG,

et al. Revisão e aplicabilidade de um software de sistematização da assistência

no ensino de enfermagem. REME - Rev Min Enferm. 2009;13(2):177-82.

Bloomfeld JG, While AE, Roberts JD. Using a computer assisted learning

for clinical skills education in nursing: integrative review. J Adv Nurs. 2008;

(3): 222-35.

Grabe M, Grabe C. Integrating technology ofr meaninful learning. Boston:

Houghton Mifflin Company; 2004.

Publicado

01-06-2015

Como Citar

1.
Góes F dos SN de, Camargo RAA de, Fonseca LMM, Oliveira GF de, Hara CYN, Felipe HR, Caldas NB. Avaliação de tecnologia digital educacional "sinais vitais e anatomia" por estudantes da educação profissionalizante em enfermagem. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 1º de junho de 2015 [citado 8º de outubro de 2024];19(2). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/50099

Edição

Seção

Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)