Efeito do discurso de heroísmo na implicação profissional de enfermeiros na pandemia de COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.35699/reme.v26i.40127Palavras-chave:
Pandemia, COVID-19, Práctica Profesional, Enfermeros, Enfermería, Investigación CualitativaResumo
Objetivo: analisar os efeitos do discurso de heroísmo na implicação profissional de enfermeiros na pandemia de COVID-19. Métodos: estudo qualitativo, realizado de abril a junho de 2020, pelo método bola de neve, com 598 enfermeiros do Brasil, por meio do Google Forms®. Foi conduzido à luz do referencial teórico da Análise Institucional, que busca compreender e transformar a realidade social quanto às dimensões ideológicas (maneira de pensar e representar a profissão), libidinal (produções e rearranjos realizados com a profissão por meio do desejo) e organizacional (base material para o exercício da profissão). Resultados: na dimensão ideológica, o discurso de heroísmo sobre os enfermeiros envolve o não reconhecimento social da profissão e a figura do herói, que não se veem assim, pois atuam em más condições de trabalho e estão em constante risco de morte. Na libidinal, de forma ambígua, os enfermeiros se identificam com o discurso de heroísmo quando há admiração da população, reconhecimento social e satisfação com o trabalho, mesmo em meio a sentimentos de aflição, impotência, tristeza e medo. Por fim, na dimensão organizacional, o discurso se implica com melhores condições de trabalho, salários e carga horária reduzida, necessários à prestação de cuidados com qualidade e segurança. Conclusão: os efeitos do discurso de heroísmo estão implicados nas três dimensões e remetem ao processo sócio-histórico de constituição da profissão, associando os enfermeiros à figura de herói. Os enfermeiros questionam veementemente essa posição, uma vez que as condições precárias de trabalhos às quais estão expostos são bem reais.
Downloads
Referências
Silva MCN, Machado MH. Health and work system: challenges for the nursing in Brazil. Ciênc Saúde Colet [Internet]. 2020[citado em 2021 dez 19];25(1):7-13. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/wqFyYK4y49f8WZPmkvrwVsQ/abstract/?lang=en
Ludwig EFSB, Fracasso NV, Faggion RPA, Silva SVM, Silva LGC, Haddad MCFL. COVID-19 Pandemic: health professionals’ perception about the assistance mentioned in television media. Rev Bras Enferm [Internet]. 2021[citado em 2021 dez 19];(74). Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/Pf37bCj9tWGk9wTg7gknkrv/?lang=en
Conselho Federal de Enfermagem. Enfermagem em números [Internet]. Brasília: COFEN; 2022[citado em 2021 dez 19]. Disponível em: http://www.cofen.gov.br/enfermagem-em-numeros
World Health Organization. Situacìon de la enfermerìa en el mundo [Internet]. Genova: WHO; 2020[citado em 2021 nov. 16]. Disponível em: https://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/331675/9789240003392-spa.pdf?sequence=1&isAllowed=y.
Conselho Federal de Enfermagem. Observatório da Enfermagem. Brasília: COFEN; 2019[citado em 2021 nov. 16]. Disponível em: http://observatoriodaenfermagem.cofen.gov.br.
Rézio LA, Oliveira E, Queiroz AM, Sousa AR, Zerbetto SR, Marcheti PM, Nasi C, Nóbrega MPSS. Neoliberalism and precarious work in nursing in the COVID-19 pandemic: repercussions on mental health. Rev Esc Enferm USP [Internet]. 2022[citado em 2021 dez 19];56:e20210257. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reeusp/a/5cWSZKHzsZd7st3FKWRP44z/?lang=en&format=pdf
Alves JS, Gonçalves AMS, Bittencourt MN, Alves VM, Mendes DT, Nóbrega MPSS. Psychopathological symptoms and work status of Southeastern Brazilian nursing in the context of COVID-19. Rev Latino-am Enferm [Internet]. 2022[citado em 2021 dez 19];30:e3518. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1518-8345.5768.3518
Mohammed S, Peter E, Killackey T, Jane M. The “nurse as hero” discourse in the COVID-19 pandemic: a poststructural discourse analysis. Int J Nursing Stud [Internet]. 2020[citado em 2021 dez 19];29:2733. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.ijnurstu.2021.103887
Stokes-Parish J, Elliott R, Rolls K, Massey D. Angels and Heroes: The Unintended Consequence of the Hero Narrative. J Nurs Scholarsh [Internet]. 2020[citado em 2021 dez 19];52(5):462-6. Disponível em: https://doi.org/10.1111/jnu.12591
Borges FA, Rézio LA, L’Abbate S, Fortuna CM. The entry in the field and the creation of devices in socioclinical research. Psicol Estud [Internet]. 2018[citado em 2021 dez 19];23:e40373. Disponível em: http://dx.doi.org/10.4025/psicolestud.v23.e40373
Lourau R. The institutional analysis. Petrópolis: Vozes; 2014. 328 p.
Borges FA, Fortuna CM, Feliciano AB, Ogata MN, Kasper M, Silva MV. Analysis of professional implication as a tool of permanent education in health. Rev Latino-Am Enferm [Internet]. 2019[citado em 2021 dez 19];27:e3189. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rlae/a/vHJQkbb9CtHgpnWTxbjV3vq/?lang=pt
Li Z, Ge J, Yang M, Feng J, Qiao M, Jiang R, et al. Vicarious traumatization in the general public, members, and non-members of medical teams aiding in COVID-19 control. Brain Behav Immun [Internet]. 2020 [citado em 2020 out. 10];pi(20):S0889-1591. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/pmid/32169498/
Patias ND, Hohendorff JV. Quality criteria for qualitative research articles. Psicol Estud [Internet]. 2019[citado em 2020 out. 10];24:e43536. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pe/a/BVGWD9hCCyJrSRKrsp6XfJm/abstract/?lang=en
Nascimento LCN, Souza ITV, Oliveira IICS, Moraes JRMM, Aguiar RCB, Silva LF. Theoretical saturation in qualitative research: an experience report in interview with schoolchildren. Rev Bras Enferm [Internet]. 2018[citado em 2020 out. 10];71(1):243-8. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/SrfhX6q9vTKG5cCRQbTFNwJ/?lang=en&format=pdf
Braun V, Clarke V. Reflecting on reflexive thematic analysis. Qual Res Sport Exerc Health [Internet] 2019[citado em 2020 out. 10];11(4):589-97. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/2159676X.2019.1628806?cookieSet=1
Silva AR, Padilha MI, Backes VMS, Carvalho JB. Professional nursing identity: a perspective through the Brazilian printed media lensesa a Article extracted from Master Thesis with the title "Press media and (re/de) construction of professional identity of Brazilian Nursing". Esc Anna Nery Rev Enferm [Internet]. 2018[citado em 2020 out. 10];22(4):e20180182. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ean/a/x45qJDnRzdwF5RYgfjFwfhj/?format=pdf&lang=en
Carloni PRFFR, Santos AC, Borges FA. Students’ perception of nurses’ role in primary health care: integrative review. Rev Baiana Enferm [Internet]. 2021[citado em 2020 out. 10];35:e36782. Disponível em: file:///C:/Users/Jordana/Downloads/36782-Manuscrito%20no%20template%20padr%C3%A3o%20RBE-162913-1-10-20201125.pdf
World Health Organization. State of the world’s nursing 2020: Investing in education, jobs and leadership [Internet]. 2020[citado em 2021 nov. 16]. Disponível em: https://www.who.int/publicatio ns/i/item/nursing-report-2020
Dias MO, Souza NVDO, Penna LHG, Gallasch CH. Perception of nursing leadership on the fight against the precauriousness of working conditions. Rev Esc Enferm USP [Internet]. 2019[citado em 2020 out. 10];53:e03492. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reeusp/a/jtnMDhNtbPWYnB7J3vvSrDF/?lang=en&format=pdf
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 REME-Revista Mineira de Enfermagem
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.