O ensino de saúde mental e psiquiatria nos cursos técnicos de enfermagem

Autores

  • Sonia Regina Zerbetto São CarlosSP, Universidade Federal de São Carlos, Brasil
  • Maria Alice Ornellas Pereira BotucatuSP, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Medicina , Brasil; Universidade de São Paulo, Enfermagem de Ribeirão Preto , malice@fmb.unesp.br

DOI:

https://doi.org/10.35699/reme.v13i3.50529

Palavras-chave:

Educação, Educação em Enfermagem, Enfermagem Psiquiátrica

Resumo

Com este estudo, objetivou-se analisar o ensino da disciplina de Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental no Ensino Técnico de Enfermagem e a sua relação com os ideários da Reforma Psiquiátrica, embasado no materialismo históricodialético. Os sujeitos escolhidos foram enfermeiros-professores da referida disciplina e os coordenadores do curso, tendo como instrumentos a entrevista semiestruturada, o formulário e as estruturas curriculares do curso. Os dados coletados apontaram para uma alienação do trabalho educativo. Apesar do predomínio do enfoque preventivista e biológico, houve tentativas de superação com a introdução de temáticas sobre a Reforma Psiquiátrica e estágios supervisionados nos Centros de Atenção Psicossocial.

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Publicado

01-09-2009

Edição

Seção

Pesquisa

Como Citar

1.
O ensino de saúde mental e psiquiatria nos cursos técnicos de enfermagem. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 1º de setembro de 2009 [citado 14º de março de 2025];13(3). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/50529

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