Cenário simulado no ensino da visita domiciliar no âmbito da Atenção Primária à Saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2316-9389.2022.40273

Palavras-chave:

Educação em Enfermagem, Treinamento por Simulação, Visita Domiciliar, Atenção Primária à Saúde

Resumo

Objetivo: relatar a experiência do uso da simulação, com a finalidade de , junto a estudantes de Enfermagem do primeiro ano da graduação, para o desenvolvimento das desenvolver as habilidades necessárias para a visita domiciliar, com estudantes de Enfermagem do primeiro ano da graduação. Descrição da experiência: a simulação em questão foi desenvolvida seguindo três etapas: briefing, cena e debriefing. A estratégia foi realizada na casa simulada, um laboratório que recria as condições do ambiente domiciliar. Nesse espaço, no qual o estudante vivencia a prática da visita domiciliar, antecipando possíveis dificuldades ou desafios. Os estudantes participaram ativamente da simulação. O debriefing oportunizou aos que os estudantes a expressão expressassem seus de sentimentos diante do cenário, a visualização visualizassem de sua a atuação e permitiu a reflexão refletissem sobre aspectos positivos relacionados ao desenvolvimento da atividade. Além disso, proporcionou uma autorreflexão de sobre tópicos que podem ser aprimorados. Considerações finais: a estratégia viabilizou uma atmosfera de ensino mais realística e aplicada, propiciando, aos estudantes, o desenvolvimento de habilidades de observação, comunicação e entrevista. A vivência simulada da primeira visita domiciliar pode instrumentalizar os estudantes para que eles identifiquem uma melhor identificação de as necessidades e potencialidades presentes nos indivíduos, nas famílias ou no domicílio, assim como façam uma e melhor integração dos entre os conteúdos teóricos e práticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Organização Pan-Americana da Saúde. Diretriz estratégica para a Enfermagem na Região das Américas. Washington, D.C: OPAS; 2019[citado em 2020 abr. 08]. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-996047

Conselho Nacional de Saúde. Resolução CNS Nº. 573, de 31 de janeiro de 2018. Brasília: CNS; 2018[citado em 2020 abr. 20]. Disponível em: https://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2018/Reso573.pdf

Ribeiro VS, Garbucio DC, Zamariolli CM, Eduardo AH, Carvalho EC. Simulação clínica e treinamento para as Práticas Avançadas de Enfermagem: revisão integrativa. Acta Paul Enferm. 2018[citado em 2020 abr. 01];31(6):659-66. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1982-0194201800090

Cazañas EF, Prado RL, Nascimento TF, Tonhom SFR, Marin MJS. Simulation in nursing baccalaureate courses of Brazilian educational institutions. Rev Bras Enferm. 2021[citado em 2021 dez. 16];74(suppl. 5):e20190730. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2019-0730

Souza EFD, Silva AG, Silva AILF. Metodologias ativas na graduação em Enfermagem: um enfoque na atenção ao idoso. Rev Bras Enferm. 2018[citado em 2020 abr. 01];71:(suppl. 2). Disponível em: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0150

Meschial WC, Ciccheto JRM, Lima MF, Menegaz JC, Echevarría-Guanilo ME, Oliveira MLF. Active teaching strategies improve nursing knowledge and skills to assist burn victims. Rev Bras Enferm. 2021[citado em 2021 dez. 16];74(Suppl 5):e20200235. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2020-0235

Morais APP, Guimarães JMX, Alves LVC, Monteiro ARM. Produção do cuidado na atenção psicossocial: visita domiciliar como tecnologia de intervenção no território. Ciênc Saúde Colet. 2021[citado em 2021 dez. 16];26:1163-72. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1413-81232021263.09102019

Oliveira SN, Massaroli A, Martini JG, Rodrigues J. From theory to practice, operating the clinical simulation in Nursing teaching. Rev Bras Enferm. 2018[citado em 2020 abr. 18];71(Suppl 4):1791-8. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0180

Souza JWR, Silva FCV, Brito PKH, Silva RCR, Alves B, Fernandes MC. Tecnologias leves na atenção básica: discurso dos enfermeiros. Rev Saúde Ciênc Online. 2020[citado em 2021 dez. 16];9(3):18-28. Disponível em: https://rsc.revistas.ufcg.edu.br/index.php/rsc/article/view/460/414

Borges FA, Fortuna CM, Feliciano AB, Ogata MN, Kasper M, Silva MV. Analysis of professional implication as a tool of permanent education in health. Rev Latino-am Enferm. 2019[citado em 2020 abr. 14];27:e3189. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1518-8345.3114.3189

Arquivos adicionais

Publicado

30-08-2022

Como Citar

1.
Barbosa NG, Martin I dos S, Nievas AF, Viana AL, Zanetti ACG, Souza J de. Cenário simulado no ensino da visita domiciliar no âmbito da Atenção Primária à Saúde . REME Rev Min Enferm. [Internet]. 30º de agosto de 2022 [citado 4º de fevereiro de 2023];26. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/40273

Edição

Seção

Relato