Intervenções educativas com profissionais de enfermagem e sua relação com a cultura de segurança

Autores

  • Monique Mendes Marinho Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis SC , Brazil, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Departamento de Pós-Graduação em Enfermagem. Florianópolis, SC – Brasil
  • Vera Radünz Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis SC , Brazil, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Departamento de Pós-Graduação em Enfermagem. Florianópolis, SC – Brasil
  • Luciana Martins da Rosa Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis SC , Brazil, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Departamento de Pós-Graduação em Enfermagem. Florianópolis, SC – Brasil
  • Francis Solange Vieira Tourinho Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis SC , Brazil, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Departamento de Pós-Graduação em Enfermagem. Florianópolis, SC – Brasil
  • Patrícia Ilha Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis SC , Brazil, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Departamento de Pós-Graduação em Enfermagem. Florianópolis, SC – Brasil
  • Marciele Misiak Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis SC , Brazil, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Departamento de Pós-Graduação em Enfermagem. Florianópolis, SC – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5935/1415-2762.20180079

Palavras-chave:

Segurança do Paciente, Educação Continuada, Cultura, Educação em Enfermagem

Resumo

Objetivo: analisar a cultura de segurança dos profissionais de Enfermagem de unidades de internação adulto em hospital universitário do Sul do Brasil pré e pós-intervenções educativas sobre a segurança do paciente. Método: estudo quase-experimental, realizado de novembro/2015 a fevereiro/2016, utilizando duas intervenções educativas com 89 profissionais de Enfermagem de cinco unidades de internação, com aplicação do Safety Attitudes Questionnaire na pré e pós-intervenção. Resultado: os escores aumentaram, com mais destaque para o domínio percepção do estresse, com médias de 74,7 para 79,6. As médias aumentaram nos domínios relacionados aos técnicos/auxiliares de Enfermagem e em duas das unidades de internação. No entanto, a maioria dos escores indica fragilidades na cultura de segurança, com menores médias relacionadas à percepção da gerência do hospital (44,5 e 44,3). Conclusão: as intervenções educativas resultaram em melhores escores nos domínios clima de trabalho em equipe, clima de segurança, satisfação no trabalho e percepção do estresse.

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Publicado

06-12-2018

Edição

Seção

Pesquisa

Como Citar

1.
Intervenções educativas com profissionais de enfermagem e sua relação com a cultura de segurança. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 6º de dezembro de 2018 [citado 26º de março de 2025];22. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/49633

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