Típico ideal de acadêmicos de enfermagem acerca da sistematização da assistência de enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.5935/1415-2762.20150025Palavras-chave:
Enfermagem, Planejamento de Assistência ao Paciente, Processos de Enfermagem, Estudantes de EnfermagemResumo
Trata-se de uma investigação fenomenológica utilizando o método fenomenológico compreensivo de Alfred Schutz, objetivando compreender o típico ideal de acadêmicos de Enfermagem acerca da sistematização da assistência de enfermagem (SAE). A coleta de dados ocorreu por grupo focal, de acordo com a Pedagogia vivencial humanescente, com oito acadêmicas de Enfermagem de uma universidade pública norte-riograndense. A análise das falas, juntamente com a contemplação dos cenários e das descrições escritas, permitiu desvelar o típico ideal das participantes a partir de três eixos: benefícios da SAE; problemas vivenciados; e possibilidades de melhoria. Ao final, o típico ideal é traçado, desvelando o fenômeno investigado - a implementação da SAE na visão de acadêmicos de enfermagem - ao lado de seus motivos-para e de seus motivos-por que, elucidando, ainda, o boneco típico do acadêmico de Enfermagem que acredita na consolidação da SAE.Downloads
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