Aspectos contemporâneos da construção compartilhada do conhecimento: uma perspectiva virtual

Autores

  • Magda Guimarães de Araujo Faria Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Enfermagem, Departamento de Enfermagem de Saúde Pública, Rio de Janeiro RJ , Brazil, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, Faculdade de Enfermagem, Departamento de Enfermagem de Saúde Pública. Rio de Janeiro, RJ - Brasil.
  • Sonia Acioli Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Enfermagem, Departamento de Enfermagem de Saúde Pública, Rio de Janeiro RJ , Brazil, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, Faculdade de Enfermagem, Departamento de Enfermagem de Saúde Pública. Rio de Janeiro, RJ - Brasil.
  • Marcia Taborda Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Formação de Professores, Rio de Janeiro RJ , Brazil, UERJ, Faculdade de Formação de Professores. Rio de Janeiro, RJ - Brasil.
  • Cristiane Helena Gallasch Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Enfermagem, Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica, Rio de Janeiro RJ , Brazil, UERJ, Faculdade de Enfermagem, Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica. Rio de Janeiro, RJ - Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.35699/reme.v22i1.49666

Palavras-chave:

Saúde da Família, Capacitação de Recursos Humanos em Saúde, Educação à Distância, Fóruns de Discussão

Resumo

O presente estudo tem como objetivo principal analisar as interações sugestivas de processos de construção compartilhada do conhecimento entre alunos e tutores de um curso de especialização em Saúde da Família, na modalidade de educação a distância. O método utilizado foi de estudo de caso, com avaliação de 66 fóruns temáticos de discussão, à luz do referencial metodológico da análise de redes sociais. Realizou-se a tabulação das interações sociais entre os participantes e, posteriormente, a criação de matrizes gráficas. Os resultados revelam a possibilidade da construção compartilhada do conhecimento nos fóruns temáticos de discussão, devido à existência de relações interativas. Concluiu-se que a educação a distância, com apropriação das ferramentas virtuais da cibercultura, reafirma sua importância na qualificação profissional, cujos recursos não apenas permitem a socialização de saberes científicos, mas instigam a gênese de saberes construídos coletivamente.

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Publicado

10-07-2018

Como Citar

1.
Faria MG de A, Acioli S, Taborda M, Gallasch CH. Aspectos contemporâneos da construção compartilhada do conhecimento: uma perspectiva virtual. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 10º de julho de 2018 [citado 8º de outubro de 2024];22(1). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/49666

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