Fatores intervenientes na formação de enfermeiros residentes: visão de egressos de um programa de residência

Autores

  • Elias Barbosa de Oliveira Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Departamento de Enfermagem Médico Cirúrgica, Rio de Janeiro RJ , Brazil, Enfermeiro. Doutor em Enfermagem. Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, Departamento de Enfermagem Médico Cirúrgica. Rio de Janeiro, RJ - Brasil , Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Renata dos Anjos Correa Carvalho Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Hospital Universitário Pedro Ernesto, Rio de Janeiro RJ , Brazil, Enfermeira. Mestre em Enfermagem. UERJ, Hospital Universitário Pedro Ernesto. Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Elizabeth Teixeira Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Enfermagem, Departamento de Fundamentos, Rio de Janeiro RJ , Brazil, Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora adjunta. UERJ, Faculdade de Enfermagem, Departamento de Fundamentos. Rio de Janeiro, RJ - Brasil , Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Regina Célia Gollner Zeitoune Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Enfermagem Anna Nery, Departamento de Saúde Pública, Rio de Janeiro RJ , Brazil, Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Titular. Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Escola de Enfermagem Anna Nery - Departamento de Saúde Pública. Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Vera Maria Sabóia Universidade Federal Fluminense, Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Departamento de Saúde Pública, Niterói RJ , Brazil, Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Titular. Universidade Federal Fluminense - UFF, Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa - EEAAC, Departamento de Saúde Pública. Niterói, RJ - Brasil, Universidade Federal Fluminense
  • Cristiane Helena Gallasch Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica, Rio de Janeiro RJ , Brazil, Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta. UERJ, Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica. Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.35699/reme.v21i1.49828

Palavras-chave:

Enfermagem, Avaliação Educacional, Educação de Pós-Graduação, Capacitação em Serviço

Resumo

Objetivou-se neste estudo analisar os fatores que interferem negativamente na formação do enfermeiro-residente na visão de egressos de um programa de residência em âmbito hospitalar. Método qualitativo, descritivo no qual se utilizou a técnica de entrevista com 25 egressos de um programa de residência em enfermagem de um hospital universitário no segundo semestre de 2014. Aplicada a análise de conteúdo aos depoimentos, chegou-se aos seguintes resultados: a rotatividade de pessoal decorrente da precarização do trabalho em hospital de ensino e as condições inadequadas de trabalho em termos de insumos materiais prejudicam a formação, o desempenho e a qualidade do cuidado ofertado pelo residente; fatores que acarretam insatisfação e frustração com o processo de formação. Concluiu-se que, pelo fato de a residência em enfermagem ser uma excelente metodologia de ensino teórico e prático, todos os esforços devem ser envidados pela instituição, com o intuito de garantir condições favoráveis à segurança no desempenho e à qualidade do cuidado ofertado.

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Publicado

08-03-2018

Como Citar

1.
Oliveira EB de, Carvalho R dos AC, Teixeira E, Zeitoune RCG, Sabóia VM, Gallasch CH. Fatores intervenientes na formação de enfermeiros residentes: visão de egressos de um programa de residência. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 8º de março de 2018 [citado 8º de outubro de 2024];21(1). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/49828

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