Estratégias educativas de ressuscitação cardiopulmonar para leigos

revisão integrativa da literatura

Autores

  • Tainá Vilhar Siqueira
  • Juliana da Silva Garcia Nascimento
  • Daniela da Silva Garcia Regino
  • Jordana Luiza Gouvêa de Oliveira
  • Larissa Andrade Pereira
  • Maria Celia Barcellos Dalri

DOI:

https://doi.org/10.5935/1415.2762.20210059

Palavras-chave:

Ensino, Aprendizagem, Reanimação Cardiopulmonar, Estratégias

Resumo

Objetivo: identificar as estratégias de ensino e aprendizagem da ressuscitação cardiopulmonar voltadas para pessoas leigas. Método: revisão integrativa realizada nas fontes National Library of Medicine; National Institutes of Health; Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature; Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde; Web of Science; e SCOPUS. Resultados: identificaram-se 932 estudos e incluíram-se 11. As estratégias foram: aula expositiva; treinamento com manequim/instrutor; manequim/instrutor/dispositivo de feedback; videoaula e web. Adotou-se, frequentemente, o manequim/instrutor, no entanto, demonstrou-se mais efetivo associar dispositivo de feedback e/ou videoaula. Os estudos foram considerados de boa qualidade pelo instrumento do Instituto Joanna Briggs e de moderada qualidade pelo Medical Education Research Study Quality Instrument. Conclusão: as evidências sobre o ensino da ressuscitação cardiopulmonar para leigos indicaram as principais e mais efetivas estratégias para a adoção de melhores práticas.

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v26n3/649-659/pt

Publicado

01-01-2021

Edição

Seção

Revisão

Como Citar

1.
Estratégias educativas de ressuscitação cardiopulmonar para leigos: revisão integrativa da literatura. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 1º de janeiro de 2021 [citado 26º de dezembro de 2024];25(1). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/55031

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