Simulação como estratégia para o aprendizado em pediatria

Autores

  • Anna Karolyne Carvalho Fernandes Hospital do Coração do Brasil, Departamento de Enfermagem, Brasília DF , Brazil, Enfermeira. Hospital do Coração do Brasil, Departamento de Enfermagem. Brasília, DF - Brasil
  • Laiane Medeiros Ribeiro Universidade de Brasília, Brasília DF , Brazil, Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta. Universidade de Brasília - UnB. Brasília, DF - Brasil, Universidade de Brasília
  • Guilherme da Costa Brasil UnB, Departamento de Pós-graduação em Enfermagem, Brasília DF , Brazil, Enfermeiro. Mestrando. UnB, Departamento de Pós-graduação em Enfermagem. Brasília, DF - Brasil, Universidade de Brasília
  • Marcia Cristina da Silva Magro Universidade de Brasília, Brasília DF , Brazil, Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta. Universidade de Brasília - UnB. Brasília, DF - Brasil, Universidade de Brasília
  • Paula Regina de Souza Hermann UnB, Faculdade de Ceilândia, Brasília DF , Brazil, Enfermeira. Doutora em Ciências. Professora Adjunta. UnB, Faculdade de Ceilândia. Brasília, DF - Brasil, Universidade de Brasília
  • Casandra Genoveva Rosales Martins Ponce de Leon UnB, Faculdade de Ceilândia, Brasília DF , Brazil, Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Professora Assistente. UnB, Faculdade de Ceilândia. Brasília, DF - Brasil, Universidade de Brasília
  • Alecssandra de Fátima Silva Viduedo UnB, Faculdade de Ceilândia, Brasília DF , Brazil, Enfermeira. Doutora em Enfermagem em Saúde Pública. Professora Adjunta. UnB, Faculdade de Ceilândia. Brasília, DF - Brasil, Universidade de Brasília
  • Silvana Schwerz Funghetto UnB, Faculdade de Ceilândia, Brasília DF , Brazil, Enfermeira. Doutora em Ciências da Saúde. Professora Adjunta. UnB, Faculdade de Ceilândia. Brasília, DF - Brasil, Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.35699/reme.v20i1.50005

Palavras-chave:

Simulação, Educação em Enfermagem, Pediatria

Resumo

Introdução: a simulação é importante para situações que exijam habilidades psicomotoras ou decisões rápidas, como as de urgência e emergência. Objetivo: avaliar o uso da simulação clínica em Pediatria como estratégia para o aprendizado de alunos do curso de Enfermagem da Faculdade de Ceilândia. Método: estudo transversal de natureza descritivo, com 47 alunos do curso de enfermagem da Faculdade de Ceilândia. Os instrumentos de coleta de dados foram questionários relacionados às Diretrizes da American Heart Association (AHA) e à influência da simulação clínica no aprendizado do aluno. Resultados: os alunos possuem conhecimento relevante das diretrizes e afirmaram que a simulação foi produtiva, que deve ser inserida no cronograma do curso e realizada com outros temas. Conclusão: a pesquisa evidenciou o conhecimento acentuado dos graduandos em Enfermagem da UnB/Ceilândia das Diretrizes de RCP da AHA e concluiu que a prática da simulação clínica foi benéfica para o processo de ensino e aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Chiamenti C, Fonseca AD, Fernandes GFM, Vaghetti HH. Tendências tecnológicas na práxis educativa da enfermagem e sua interface com a organização do trabalho. Ciênc Cuid Saúde. 2012[citado em 2016 jan. 08];11(4):832-7. Disponível em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/CiencCuidSaude/article/view/11536/pdf_133

Teixeira CRS, Kusumota L, Braga FTMM, Gaioso VP, Santos CB, Silva VLS, et al. O uso de simulador no ensino de avaliação clínica em Enfermagem. Texto Contexto Enferm. 2011[citado em 2016 abr. 18];20(Spe):187-93. Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=71421163024

Kong LN, Qin B, Zhou YQ, Mou SY, Gao HM. The effectiveness of problem based learning on development of nursing students' critical thinking: a systematic review and meta-analysis. Int J Nurs Stud. 2013[citado em 2016 fev. 23];51(3):458-6. Disponível em: http://www.journalofnursingstudies.com/article/S0020-7489(13)00191-0/fulltext

Tanaka RY, Catalan VM, Zemiack J, Pedro ENR, Cogo ALP, Silveira DT. Objeto educacional digital: avaliação da ferramenta para prática de ensino em enfermagem. Acta Paul Enferm. 2010[citado em 2016 fev. 23];23(5):603-7. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002010000500003

Shinnick MA, Woo MA. The effect of human patient simulation on critical thinking and its predictors in prelicensure nursing students. Nurse Educ Today. 2013[citado em 2016 fev. 24];33(9):1062-7. Disponível em: http://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S0260-6917(12)00109-8

Del'Angelo N. Objeto digital no ensino da avaliação clínica do pré-termo: a aprendizagem de estudantes [dissertação]. Ribeirão Preto: Universidade de São Paulo; 2012. [Citado 2016 jun. 20]. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22133/tde-06062012-155212/pt-br.php

Kim SJ, Kim S, Kang K, Oh J, Lee M. Development of a simulation evaluation tool for assessing nursing students' clinical judgment in caring for children with dehydration. Nurse Educ Today. 2016[citado em 2016 ago. 03];(37):45- 52. Disponível em: http://www.nurseeducationtoday.com/article/S0260-6917(15)00468-2/abstract

Pazin FA, Scarpelini SS. Simulação: definição. Medicina (Ribeirão Preto). 2007[citado 2016 jun. 20];2(40):162-6. Disponível em: http://bases.bireme.br/cgi-bin/wxislind.exe/iah/online/?IsisScript=iah/iah.xis&src=google&base=LILACS&lang=p&nextAction=lnk&exprSearch=500791&indexSearch=ID

Parish SJ, Stein MR, Hahn SR, Goldberg U, Arnsten JH. Teaching and assessing residents' skills in managing heroin addiction with objective structured clinical exams (OSCEs). Subst Abus. 2013 [citado em 2016 ago. 03];34(4). Disponível em: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3811017/?tool=pubmed

Kanada Y, Sakurai H, Sugiura Y. Difficulty levels of OSCE items related to examination and measurement skills. J Phys Ther Sci. 2015[citado em 2016 ago. 03];27(3):715-8. Disponível em: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4395699/?tool=pubmed

Oikaua S, Berg B, Turban J, Vicent D, Mandai Y, Birkmire-Peters D. Self-debriefing vs instructor debriefing in a pre-internship simulation curriculum: night on call. Hawaii J Med Public Health. 2016[citado em 2016 ago. 03];75(5):127-32. Disponível em: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4872264/

American Heart Association. American Heart Association guidelines for CPR and ECC, 2010. [Citado em 2016 jul. 20]. Disponível em: http://www.heart.org/HEARTORG/CPRAndECC/Science/Guidelines/Reprint-2010-AHA-Guidelines-for-CPR-ECC_UCM_317174_Article.jsp

Falcão LFR, Ferrez D, Amaral JLG. Atualização das diretrizes de ressuscitação cardiopulmonar de interesse ao anestesiologista. Rev Bras Anestesiol. 2011[citado em 2016 abr. 01];61(5):624-40. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rba/v61n5/v61n5a13.pdf

Gonzalez MM, Timerman S, Oliveira RG, Polastri TF, Dallan LAP, Araújo S, et al. I diretriz de ressuscitação cardiopulmonar e cuidados cardiovasculares de emergência da Sociedade Brasileira de Cardiologia: resumo executivo. Arq Bras Cardiol. 2013[citado em 2016 jan. 02];100(2):105-13. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0066-782X2013000200001

Fonseca AHIRM, Fonseca FIRM, Oliveira RG, Barral TN, Gonzalez MM, Timerman S. Evaluation of frequency and depth of chest compressions performed with the use of metronome. Rev Bras Clin Med. 2012[citado em 2016 fev. 18];10(3):175-8. Disponível: http://files.bvs.br/upload/S/1679-1010/2012/v10n3/a2895.pdf

Tallo FS, Junior RM, Guimarães HP, Lopes RD, Lopes AC. Update on cardiopulmonary resuscitation: a review for the internist. Rev Bras Clin Med. 2012[citado em 2016 fev. 18];10(3):194-200. Disponível em: http://files.bvs.br/upload/S/1679-1010/2012/v10n3/a2891.pdf

Soto F, Murphy A, Heaton H. Critical procedures in pediatric emergency medicine. Emerg Med Clin North Am. 2013[citado em 2016 ago. 03];31(1):335-76. Disponível em: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23200337

Campos JF, Silva RF, David HMSL, Santos MSS. Terapias elétricas em crianças e neonatos: novidades nas diretrizes da American Heart Association. Rev Enferm UERJ. 2012 [citado em 2016 ago. 03];20(3):396-8. Disponível em: http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/enfermagemuerj/article/view/2027/2891

Bellan MC, Araujo IIM, Araujo S. Capacitação teórica do enfermeiro para o atendimento da parada cardiorrespiratória. Rev Bras Enferm. 2010[citado em 2016 ago. 03];6(63):1019-27. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0034-71672010000600023&script=sci_abstract&tlng=pt

Zakari NM, Hamadi HY, Salem O. Developing an understanding of research-based nursing pedagogy among clinical instructors: a qualitative study. Nurse Educ Today. 2014[citado em 2016 ago. 03];34(11):1352-6. Disponível em: http://www.nurseeducationtoday.com/article/S0260-6917(14)00104-X/fulltext

Khalaila R. Simulation in nursing education: an evaluation of students' outcomes at their first clinical practice combined with simulations. Nurse Educ Today. 2014[citado em 2016 ago. 03];34(2):252-8. Disponível em: http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0260691713003067

Publicado

04-05-2017

Como Citar

1.
Fernandes AKC, Ribeiro LM, Brasil G da C, Magro MC da S, Hermann PR de S, Leon CGRMP de, Viduedo A de FS, Funghetto SS. Simulação como estratégia para o aprendizado em pediatria. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 4º de maio de 2017 [citado 21º de novembro de 2024];20(1). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/50005

Edição

Seção

Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.