Simulação como estratégia para o aprendizado em pediatria

Autores

  • Anna Karolyne Carvalho Fernandes Hospital do Coração do Brasil, Departamento de Enfermagem, Brasília DF , Brazil, Enfermeira. Hospital do Coração do Brasil, Departamento de Enfermagem. Brasília, DF - Brasil
  • Laiane Medeiros Ribeiro Universidade de Brasília, Brasília DF , Brazil, Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta. Universidade de Brasília - UnB. Brasília, DF - Brasil, Universidade de Brasília
  • Guilherme da Costa Brasil UnB, Departamento de Pós-graduação em Enfermagem, Brasília DF , Brazil, Enfermeiro. Mestrando. UnB, Departamento de Pós-graduação em Enfermagem. Brasília, DF - Brasil, Universidade de Brasília
  • Marcia Cristina da Silva Magro Universidade de Brasília, Brasília DF , Brazil, Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta. Universidade de Brasília - UnB. Brasília, DF - Brasil, Universidade de Brasília
  • Paula Regina de Souza Hermann UnB, Faculdade de Ceilândia, Brasília DF , Brazil, Enfermeira. Doutora em Ciências. Professora Adjunta. UnB, Faculdade de Ceilândia. Brasília, DF - Brasil, Universidade de Brasília
  • Casandra Genoveva Rosales Martins Ponce de Leon UnB, Faculdade de Ceilândia, Brasília DF , Brazil, Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Professora Assistente. UnB, Faculdade de Ceilândia. Brasília, DF - Brasil, Universidade de Brasília
  • Alecssandra de Fátima Silva Viduedo UnB, Faculdade de Ceilândia, Brasília DF , Brazil, Enfermeira. Doutora em Enfermagem em Saúde Pública. Professora Adjunta. UnB, Faculdade de Ceilândia. Brasília, DF - Brasil, Universidade de Brasília
  • Silvana Schwerz Funghetto UnB, Faculdade de Ceilândia, Brasília DF , Brazil, Enfermeira. Doutora em Ciências da Saúde. Professora Adjunta. UnB, Faculdade de Ceilândia. Brasília, DF - Brasil, Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.35699/reme.v20i1.50005

Palavras-chave:

Simulação, Educação em Enfermagem, Pediatria

Resumo

Introdução: a simulação é importante para situações que exijam habilidades psicomotoras ou decisões rápidas, como as de urgência e emergência. Objetivo: avaliar o uso da simulação clínica em Pediatria como estratégia para o aprendizado de alunos do curso de Enfermagem da Faculdade de Ceilândia. Método: estudo transversal de natureza descritivo, com 47 alunos do curso de enfermagem da Faculdade de Ceilândia. Os instrumentos de coleta de dados foram questionários relacionados às Diretrizes da American Heart Association (AHA) e à influência da simulação clínica no aprendizado do aluno. Resultados: os alunos possuem conhecimento relevante das diretrizes e afirmaram que a simulação foi produtiva, que deve ser inserida no cronograma do curso e realizada com outros temas. Conclusão: a pesquisa evidenciou o conhecimento acentuado dos graduandos em Enfermagem da UnB/Ceilândia das Diretrizes de RCP da AHA e concluiu que a prática da simulação clínica foi benéfica para o processo de ensino e aprendizagem.

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Referências

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Publicado

04-05-2017

Como Citar

1.
Fernandes AKC, Ribeiro LM, Brasil G da C, Magro MC da S, Hermann PR de S, Leon CGRMP de, Viduedo A de FS, Funghetto SS. Simulação como estratégia para o aprendizado em pediatria. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 4º de maio de 2017 [citado 8º de outubro de 2024];20(1). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/50005

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