Satisfação dos portadores de hiv/aids com o serviço de assistência especializada

Autores

  • Janaína Alves Guilherme Centro Universitário de Maringá, Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde, Maringá PR , Brazil, Centro Universitário de Maringá - UNICESUMAR, Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde. Maringá, PR - Brasil. http://orcid.org/0000-0001-5848-9468
  • Mirian Ueda Yamaguchi Centro Universitário de Maringá, Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação, Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde, Maringá PR , Brazil, UNICESUMAR, Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação - ICETI, Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde. Maringá, PR - Brasil. http://orcid.org/0000-0001-5065-481X
  • Ely Mitie Massuda Centro Universitário de Maringá, Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação, Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde, Maringá PR , Brazil, UNICESUMAR, Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação - ICETI, Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde. Maringá, PR - Brasil. http://orcid.org/0000-0002-7485-5066

DOI:

https://doi.org/10.35699/reme.v23i1.49773

Palavras-chave:

Assistência à Saúde, Qualidade da Assistência à Saúde, Satisfação do Paciente, Serviços de Saúde, Síndrome de Imunodeficiência Adquirida

Resumo

A avaliação da satisfação dos usuários com o serviço de saúde prestado é importante para melhorar o atendimento e desempenho das equipes de saúde, além de corroborar no direcionamento das políticas públicas. Objetivo: avaliar a satisfação dos portadores de HIV/AIDS com o Serviço de Assistência Especializada (SAE) de Maringá-PR, que abrange 30 municípios do noroeste do Paraná. Métodos: estudo transversal, analítico e de abordagem quantitativa. Por meio de entrevista obtiveram-se os dados sociodemográficos de 301 portadores de HIV/AIDS e aplicou-se o instrumento EUROPEP para avaliação da satisfação com o SAE. Resultados: 57,81% eram homens, 63,46% tinham 45 anos ou menos, 75,08% eram heterossexuais e 40,53% casados. As questões relacionadas aos profissionais de saúde: comunicação, cuidados médicos prestados, informações técnicas e apoio emocional obtiveram elevado grau de satisfação, com escores bom e muito bom. Por outro lado, os usuários indicaram como pontos negativos questões relacionadas à organização dos serviços: informações prestadas por telefone, contato por telefone e tempo de espera para atendimento das consultas. Conclusão: de modo geral, os portadores de HIV/AIDS encontram-se satisfeitos com os serviços dos profissionais do SAE. Espera-se que os indicadores negativos de satisfação apontados pelos usuários auxiliem na elaboração de estratégias organizacionais inovadoras para melhoria dos serviços de assistência especializada.

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Publicado

25-11-2019

Como Citar

1.
Guilherme JA, Yamaguchi MU, Massuda EM. Satisfação dos portadores de hiv/aids com o serviço de assistência especializada. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 25º de novembro de 2019 [citado 13º de outubro de 2024];23(1). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/49773

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