As práticas educativas e o autocuidado: evidências na produção científica da enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.35699/reme.v20i1.50047Palavras-chave:
Enfermagem, Educação em Saúde, Autocuidado, Educação em EnfermagemResumo
Objetivo: buscar e analisar as evidências disponíveis nas produções científicas de enfermagem acerca de práticas educativas em saúde relacionadas ao autocuidado. Método: trata-se de uma revisão integrativa da literatura. A busca foi realizada no Sistema da Literatura Latino-Americana em Ciências da Saúde (LILACS) e na US National Library of Medicine (PUBMED), resultando na amostra de 13 publicações. Os dados foram analisados de acordo com a análise de conteúdo. Resultados: desses estudos emergiram diferentes estratégias para a promoção do autocuidado, entre elas a utilização de recursos tecnológicos duros, de visitas domiciliares, grupos terapêuticos e de uma folha de orientações. Conclusões: destaca-se a necessidade de que os profissionais de enfermagem busquem qualificar suas práticas incorporando ações educativas inovadoras e contextualizadas de promoção do autocuidado.
Downloads
Referências
Sousai LB, Torres CA, Pinheiro PNC, Pinheiro AKB. Práticas de educação em saúde no Brasil: a atuação da enfermagem. Rev Enferm UERJ. 2010[citado em 2015 mar 05]; 18(1):55-60. Disponível em: http://www.facenf.uerj.br/v18n1/v18n1a10.pdf
Lopes EM, Anjos SJSB, Pinheiro AKB. Tendências das ações de educação em saúde realizadas por enfermeiros no Brasil. Rev Enferm UERJ. 2009[citado em 2015 mar 05]; 17:273-7. Disponível em: http://www.facenf.uerj.br/v17n2/v17n2a24.pdf
Mourão SM, Freitas CASL, Dias MSA, Lobo MGP. A visita domiciliar como instrumento para a promoção de práticas de higiene: uma revisão bibliográfica. Sanare (Sobral). 2010[citado em 2015 mar 05];9(2):86-92. Disponível em: http://sanare.emnuvens.com.br/sanare/article/viewFile/10/7
Galvão MTRLS, Janeiro JMSV. O autocuidado em enfermagem: autogestão, automonitorização e gestão sintomática como conceitos relacionados. REME - Rev Min Enferm. 2013[citado em 2015 mar 05];17(1):225-30. Disponível em: http://www.reme.org.br/artigo/detalhes/593
Menezes GAC, Rosa RSD. Práticas educativas em saúde: a enfermagem revendo conceitos na promoção do autocuidado. REME - Rev Min Enferm. 2004[citado em 2015 mar 05];8(2):337-40. Disponível em: http://www.reme.org.br/artigo/detalhes/747
Mendes KDS, Silveira RCCP, Galvão CM. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto Contexto Enferm. 2008[citado em 2015 mar 05];17(4):758-64. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072008000400018
Stetler CB, Morsi D, Rucki S, Broughton S, Corrigan B, Fitzgerald J, et al. Utilization-focused integrative reviews in a nursing service. Appl Nurs Res. 1998[citado em 2015 mar 05];11(4):195-206. Disponível em: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/9852663
Mcewen MM, Pasvoge A, Gallegos G, Barrera L. Type 2 diabetes self-management social support intervention at the U.S.-Mexico border. Public Health Nurs. 2010[citado em 2015 mar 05]; 27(4):310-9. Disponível em: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2917267/ Doi: 10.1111/j.1525-1446.2010.00860.x
Gonçalves LHT, Scheir J. Grupo aqui e agora: uma tecnologia leve de ação sócio-educativa de enfermagem. Texto Contexto Enferm. 2005[citado em 2015 mar 05]; 14(2):271-9. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072005000200016
Cunha ACF, Santos TF. A utilização do grupo como recurso terapêutico no processo da Terapia Ocupacional com clientes com transtornos psicóticos: apontamentos bibliográficos. Cad Ter Ocup UFSCar. 2009[citado em 2015 mar 05];17(2):133-46. Disponível em: http://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/viewArticle/103
Vasconcelos SC, Frazão IS, Ramos VP. Grupo terapêutico educação em saúde: Subsídios para a promoção do autocuidado de usuários de substâncias psicoativas. Cogitare Enferm. 2012[citado em 2015 mar 05];17(3):498-505. Disponível em: http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs/index.php/cogitare/article/view/25961
Araújo AF, Paiva BSR. A visita domiciliária com ênfase na educação em saúde. Rev Eletrônica Saúde Pes Reflex. 2011[citado em 2015 mar 05];1(1):1-16. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/sausoc/v19n3/12.pdf
Horner SD. Home visiting for intervention delivery to improve rural family asthma management. J Community Health Nurs. 2006[citado em 2015 mar 05];23(4): 213-23. Disponível em: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17064231
Krieger J, Takaro TK, Song L, Beaudet N, Edwards K. A randomized controlled trial of asthma self-management support comparing clinic-based nurses and in-home community health workers: the Seattle-King County Healthy Homes II Project. Arch Pediatr Adolesc Med. 2009[citado em 2015 mar 05];163(2):141-9. Disponível em: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2810206/ Doi: 10.1001/archpediatrics.2008.532.
Whittemore R, Jaser SS, Jeon S, Liberti L, Delamater A, Murphy K, et al. An internet coping skills training program for youth with type 1 diabetes: six-month outcomes. Nurs Res. 2012[citado em 2015 mar 05];61(6):395-404. Disponível em: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3623558/ Doi: 10.1097/NNR.0b013e3182690a29
Carter EL, Nunlee-Bland G, Callender CA. Patient-Centric, Provider-Assisted Diabetes Telehealth Self-management intervention for urban minorities. Perspect Saúde Inf Gest. 2011[citado em 2015 mar 05];8:1-9. Disponível em: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3035826/
Weinert C, Cudney S, Corlina WG. Rural women, technology, and self-management of chronic illness. J Nurs Res. 2008[citado em 2015 mar 05];40(3):114-34. Disponível em: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2700733/
Kwekkeboom KL, Abbott-Anderson K, Wanta B. Feasibility of a patient-controlled cognitive-behavioral intervention for pain, fatigue, and sleep disturbance in cancer. Oncol Nurs Forum. 2010[citado em 2015 mar 05];37(3):151-9. Disponível em: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2864954/ Doi: 10.1188/10.ONF.E151-E159.
Bosworth HB, Olsen MK, Neary A, Orr M, Grubber J, Svetkey L, et al. Take Control of Your Blood Pressure (TCYB) study: a multifactorial tailored behavioral and educational intervention for achieving blood pressure control. Couns Educ Pacient. 2008[citado em 2015 mar 05];70(3):338-47. Disponível em: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2276731/ Doi: 10.1016/j.pec.2007.11.014.
Brennan PF, Casper GR, Burke LJ, Johnson KA, Brown R, Valdez RS, et al. Technology-enhanced practice for patients with chronic cardiac disease: home implementation and evaluation. Heart Lung. 2010[citado em 2015 mar 05];39(6 Suppl):34-46. Disponível em: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3033014/ Doi: 10.1016/j.hrtlng.2010.09.003
Weinert C, Cudney S, Kinion E. Development of my health companion to enhance self-care management of chronic health conditions in rural dwellers. Nurs Saúde Pública. 2010[citado em 2015 mar 05]; 27(3):263-9. Disponível em: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3131179/ Doi: 10.1111/j.1525-1446.2010.00852.x.
Nogueira RP. Enfermagem promovendo educação em saúde no contexto rural. Em Extensão. 2010[citado em 2015 mar 05];9(2):101-7. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/viewFile/20697/11011
Merhy EE. Saúde: a cartografia do trabalho vivo. São Paulo: Hucitec; 2002
Teixeira E. Tecnologias em enfermagem: produções e tendências para a educação em saúde com a comunidade. Rev Eletrônica Enferm. 2010[citado em 2015 mar 05]; 12(4):598-600. Disponível em: http://www.revistas.ufg.br/index.php/fen/article/view/12470
Aquino PS, Melo RP, Lopes MVO, Pinheiro AKB. Análise do conceito de tecnologia na enfermagem segundo o método evolucionário. Acta Paul Enferm. 2010 [citado em 2016 abr 11];23(5):690-6. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0103-21002010000500017
Rehwaldt M, Wickham R, Purl S, Tariman J, Blendowski C, Shott S, et al. Self-care strategies to cope with taste changes after chemotherapy. Oncol Nurs Forum. 2009[citado em 2015 mar 05];36(2):47-56. Disponível em: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2893729/ Doi: 10.1188/09.ONF.E47-E56.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Reme: Revista Mineira de Enfermagem
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.