As práticas educativas e o autocuidado: evidências na produção científica da enfermagem

Autores

  • Brenda Ritielli Tossin Centro Universitário Internacional, Santa Maria RS , Brasil, Enfermeira. Pós-Graduanda em Enfermagem do Trabalho. Centro Universitário Internacional - UNINTER. Santa Maria, RS - Brasil
  • Valquíria Toledo Souto Universidade Federal de Santa Maria, Programa de Residência Multiprofissional Integrada em Sistema Público em Saúde, Santa Maria RS , Brazil, Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Residente. Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Programa de Residência Multiprofissional Integrada em Sistema Público em Saúde. Santa Maria, RS - Brasil, Universidade Federal de Santa Maria
  • Marlene Gomes Terra UFSM, Departamento de Enfermagem, Santa Maria RS , Brasil, Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora da UFSM, Departamento de Enfermagem. Santa Maria, RS - Brasil, Universidade Federal de Santa Maria
  • Daiana Foggiato de Siqueira UFSM, Programa de Pós-graduação em Enfermagem, Santa Maria RS , Brazil, Enfermeira. Doutoranda da UFSM, Programa de Pós-graduação em Enfermagem. Santa Maria, RS - Brasil, Universidade Federal de Santa Maria
  • Amanda de Lemos Mello UFSM, Programa de Pós-graduação em Enfermagem, Santa Maria RS , Brazil, Enfermeira. Mestranda da UFSM, Programa de Pós-graduação em Enfermagem. Santa Maria, RS - Brasil, Universidade Federal de Santa Maria
  • Adão Ademir da Silva Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Psicologia, Porto Alegre RS , Brazil, Enfermeiro. Doutorando da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUC, Psicologia. Porto Alegre, RS - Brasil, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.35699/reme.v20i1.50047

Palavras-chave:

Enfermagem, Educação em Saúde, Autocuidado, Educação em Enfermagem

Resumo

Objetivo: buscar e analisar as evidências disponíveis nas produções científicas de enfermagem acerca de práticas educativas em saúde relacionadas ao autocuidado. Método: trata-se de uma revisão integrativa da literatura. A busca foi realizada no Sistema da Literatura Latino-Americana em Ciências da Saúde (LILACS) e na US National Library of Medicine (PUBMED), resultando na amostra de 13 publicações. Os dados foram analisados de acordo com a análise de conteúdo. Resultados: desses estudos emergiram diferentes estratégias para a promoção do autocuidado, entre elas a utilização de recursos tecnológicos duros, de visitas domiciliares, grupos terapêuticos e de uma folha de orientações. Conclusões: destaca-se a necessidade de que os profissionais de enfermagem busquem qualificar suas práticas incorporando ações educativas inovadoras e contextualizadas de promoção do autocuidado.

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Publicado

02-05-2017

Como Citar

1.
Tossin BR, Souto VT, Terra MG, Siqueira DF de, Mello A de L, Silva AA da. As práticas educativas e o autocuidado: evidências na produção científica da enfermagem. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 2º de maio de 2017 [citado 14º de outubro de 2024];20(1). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/50047

Edição

Seção

Revisao Sistematica

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