O nucléolo de estudo do fígado (nef) como espaço da extensão universitária: relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.35699/reme.v21i1.49871Palavras-chave:
Aprendizagem, Relações Comunidade-Instituição, UniversidadesResumo
Trata-se de estudo de natureza documental que tem como objetivo descrever a trajetória histórica do Nucléolo de Estudo do Fígado (NEF), como parte da extensão da Faculdade de Ciências da Saúde (FACS), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Para atingimento do objetivo, foram realizados levantamento, leitura e interpretação dos documentos institucionais. O estudo possibilitou apreender o amadurecimento e ampliação do NEF como extensão universitária; suas contribuições por meio de ações, com o despertar para uma outra concepção sobre extensão, ou seja, como via de mão dupla e com possibilidades para a implementação da articulação entre teoria e prática, bem como da indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão, demarcando, assim, o papel social da universidade. Porém, o NEF enfrenta desafios para o desenvolvimento das suas ações. São desafios de natureza conceitual, financeira, organizacional, política, ética e cultural. Desse modo, a caminhada precisa ser avaliada e ressignificada para a implementação de uma concepção de extensão popular e, consequentemente, uma universidade cidadã. Esse é o grande desafio que precisa ser enfrentado, não somente pelo NEF/FACS, mas pela totalidade dos cursos da UERN.
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