O nucléolo de estudo do fígado (nef) como espaço da extensão universitária: relato de experiência

Autores

  • Francisco Xavier Dantas Lins Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Medicina, Mossoró RN , Brazil, Médico. Mestrando. Professor. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Medicina. Mossoró, RN - Brasil, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Moêmia Gomes de Oliveira Miranda UERN, Faculdade de Enfermagem, Departamento de Enfermagem, Mossoró RN , Brazil, Enfermeira. Doutora. Professora. UERN, Faculdade de Enfermagem, Departamento de Enfermagem. Mossoró, RN - Brasil, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Priscilla Malaquias Rabelo UERN, Faculdade de Enfermagem, Departamento de Enfermagem, Mossoró RN , Brazil, Enfermeira. UERN, Faculdade de Enfermagem, Departamento de Enfermagem. Mossoró, RN - Brasil, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.35699/reme.v21i1.49871

Palavras-chave:

Aprendizagem, Relações Comunidade-Instituição, Universidades

Resumo

Trata-se de estudo de natureza documental que tem como objetivo descrever a trajetória histórica do Nucléolo de Estudo do Fígado (NEF), como parte da extensão da Faculdade de Ciências da Saúde (FACS), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Para atingimento do objetivo, foram realizados levantamento, leitura e interpretação dos documentos institucionais. O estudo possibilitou apreender o amadurecimento e ampliação do NEF como extensão universitária; suas contribuições por meio de ações, com o despertar para uma outra concepção sobre extensão, ou seja, como via de mão dupla e com possibilidades para a implementação da articulação entre teoria e prática, bem como da indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão, demarcando, assim, o papel social da universidade. Porém, o NEF enfrenta desafios para o desenvolvimento das suas ações. São desafios de natureza conceitual, financeira, organizacional, política, ética e cultural. Desse modo, a caminhada precisa ser avaliada e ressignificada para a implementação de uma concepção de extensão popular e, consequentemente, uma universidade cidadã. Esse é o grande desafio que precisa ser enfrentado, não somente pelo NEF/FACS, mas pela totalidade dos cursos da UERN.

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Referências

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Publicado

09-11-2017

Como Citar

1.
Lins FXD, Miranda MG de O, Rabelo PM. O nucléolo de estudo do fígado (nef) como espaço da extensão universitária: relato de experiência. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 9º de novembro de 2017 [citado 25º de novembro de 2024];21(1). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/49871

Edição

Seção

Pesquisa

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