Jogos educativos: recursos didáticos utilizados na monitoria de educação em saúde
DOI:
https://doi.org/10.35699/reme.v21i1.49907Palavras-chave:
Educação em Saúde, Estudantes de Enfermagem, Jogos e Brinquedos, Materiais de EnsinoResumo
Relato de experiência com objetivo de descrever a utilização de jogos na monitoria da disciplina Educação em Saúde. Tiveram-se como jogos: dominó, passa ou repassa, bingo, jogo da velha, jogo de dardos e jogo da memória, os quais foram adaptados aos conteúdos ministrados na disciplina. Todos foram desenvolvidos conforme os temas abordados em sala de aula, estabelecendo-se: dominó - conceitos de promoção da saúde, prevenção de doenças e educação em saúde; passa ou repassa - antecedentes históricos da Educação em Saúde; bingo - cartas de promoção da saúde; jogo da memória - características do aprendiz; jogo da velha - técnicas e estratégias de ensino e aprendizagem; jogo de dardos - abordagens de Paulo Freire. Concluiu-se que os jogos podem ser utilizados nas atividades de monitoria, adaptando-os aos conteúdos da disciplina.
Referências
Freire P. Pedagogia do oprimido. 48ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra; 2005.
Cotta RMM, Mendonca ET, Costa G. Portfólios reflexivos: construindo competências para o trabalho no Sistema Único de Saúde. Rev Panam Salud Publica. 2011[cited 2016 Oct 26]30(5):415-21. Available from: http://www.scielosp.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1020-49892011001100003&lng=en&nrm=iso.
Bastable SB. O enfermeiro como educador - Princípios de ensinoaprendizagem para a prática de enfermagem. 3ª ed. São Paulo: Artmed; 2010.
Abreu TO, Spindola T, Pimentel MRAR, Xavier ML, Clos AC, Barros AS, AbreItalicoet al.FechaItalico A monitoria acadêmica na percepção dos graduandos de enfermagem. Rev Enferm UERJ. 2014[cited 2016 May 12]22(4):507-12. Available from: http://www.facenf.uerj.br/v22n4/v22n4a12.pdf
Freitas KFS, Oliveira MFV, Lopes MMB, Garcia TE, Santos MS, Dias GAR, AbreItalicoet al.FechaItalico Novas possibilidades para o ensino de enfermagem em saúde mental: uma experiência de monitoria. Rev Rene. 2014[cited 2016 May 12]15(5):898-903. Available from: http://www.revistarene.ufc.br/revista/index.php/revista/article/view/1560/pdf
Akl EA, Sackett K, Pretorius R, Erdley S, Bhoopathi PS, Mustafa R, AbreItalicoet al.FechaItalico Educational games for health professionals. Cochrane Database Syst Rev. 2013[cited 2017 May 13]3:CD006411. Available from: http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/14651858.CD006411.pub4/epdf
Pires MRGM, Guilhem D, Gottems LBD. Jogo (IN)DICA-SUS: estratégia lúdica na aprendizagem sobre o Sistema Único de Saúde. Texto contexto - Enferm. 2013[cited 2016 Oct. 26]22(2):379-88. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072013000200014&lng=en&nrm=iso.
Holanda VR, Pinheiro AKB, Fernandes AFC, Holanda ER, Souza MA, Santos SMJ, AbreItalicoet al.FechaItalico Análise da produção científica nacional sobre a utilização de tecnologias digitais na formação de enfermeiros. Rev Eletrônica Enferm. 2013[cited 2016 May 12]15(4):1068-77. Available from: http://www.revenf.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1518-19442013000400026&lng=pt.
Ramos DK. Jogos cognitivos eletrônicos: contribuições à aprendizagem no contexto escolar. Ciênc Cogn. 2013[cited 2016 May 12]18(1):19-32. Available from: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-58212013000100002&lng=pt&nrm=iso.
Panosso MG, Souza SR, Haydu VB. Características atribuídas a jogos educativos: uma interpretação Analítico-Comportamental. Psicol Esc Educ. 2015[cited 2016 May 12]19(2):233-42. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572015000200233&lng=en&nrm=iso.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Reme: Revista Mineira de Enfermagem
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.