Monitoria acadêmica e o cuidado da pessoa com estomia:
relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.5935/1415-2762.20150038Palavras-chave:
Educação em Enfermagem, Assistência Perioperatória, Estomas Cirúrgicos, Cuidados de EnfermagemResumo
Este estudo tem como objetivo relatar uma experiência de monitoria do curso de graduação em Enfermagem com uma equipe de monitores que foi composta de cinco estudantes sobre o processo de cuidar no período pré-operatório de cirurgia geradora de estomia. Método: estudo descritivo, tipo relato de experiência, desenvolvido no hospital universitário na cidade de Belém-PA, Brasil, no período de março de 2011 a dezembro de 2012, durante aulas práticas na Atividade Curricular Enfermagem Médico-Cirúrgica, tomando como referência o processo de cuidar de pessoas com estomia. Resultados: a monitoria é processo de ensino-aprendizagem que contribui para o desenvolvimento acadêmico concretamente. Conclusão: as atividades desenvolvidas na monitoria impulsionam o aprendizado dos demais estudantes sob a responsabilidade docente e, principalmente, as ações de educação em saúde frente ao processo de reabilitação de pessoas com estomia.
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