Atividade lúdica como ferramenta para o cuidado de enfermagem às crianças hospitalizadas

Autores

  • Kálya Yasmine Nunes de Lima NatalRN, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Departamento de Enfermagem , Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Brasil
  • Adriana Gonçalves de Barros NatalRN, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Departamento de Enfermagem , Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Brasil
  • Theo Duarte da Costa NatalRN, UFRN, Departamento de Enfermagem , Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Brasil
  • Viviane Euzébia Pereira Santos NatalRN, UFRN, Departamento de Enfermagem , Brasil
  • Allyne Fortes Vitor NatalRN, UFRN, Departamento de Enfermagem , Brasil
  • Ana Luisa Brandao de Carvalho Lira NatalRN, UFRN, Departamento de Enfermagem , Brasil

DOI:

https://doi.org/10.35699/reme.v18i3.50152

Palavras-chave:

Criança Hospitalizada, Ludoterapia, Enfermagem, Saúde da Criança, Cuidados de Enfermagem

Resumo

Objetiva-se sintetizar o conhecimento produzido sobre as atividades lúdicas do enfermeiro como ferramenta para o cuidado de enfermagem a crianças hospitalizadas. Trata-se de uma revisão integrativa realizada nas bases de dados online Scopus, Pubmed, Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL), Cochrane e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS). Entre os 13 estudos analisados, o método mais empregado foi o ensaio clínico randomizado (46%). O boneco terapêutico foi o tipo de atividade lúdica mais utilizada (46%), seguido das atividades com brinquedos (30%). Quanto aos benefícios da atividade lúdica para a criança, observaram-se a redução de sentimentos negativos, redução das queixas de dor, náusea, ansiedade e sentimentos depressivos, bem como a melhora no processo de comunicação entre a equipe de enfermagem e a criança. Percebeu-se uma produção ainda incipiente sobre as atividades lúdicas utilizadas por enfermeiros no contexto da internação infantil. Ressalta-se que os benefícios estão intimamente ligados ao tipo de atividade que é utilizada. Contudo, faz-se necessária mais ênfase nessas influências para que os enfermeiros tomem conhecimento de como organizar melhor seu processo de trabalho.

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Publicado

01-09-2014

Como Citar

1.
Lima KYN de, Barros AG de, Costa TD da, Santos VEP, Vitor AF, Lira ALB de C. Atividade lúdica como ferramenta para o cuidado de enfermagem às crianças hospitalizadas. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 1º de setembro de 2014 [citado 10º de outubro de 2024];18(3). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/50152

Edição

Seção

Revisao Sistematica

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