Curso de especialização em gestão em enfermagem

propostas de melhorias segundo discentes

Autores

  • Fabiana Silva Okagawa Universidade Federal de São Paulo, Escola Paulista de Enfermagem , Programa de Pós-graduação; SPDM; São PauloSP, UNIFESP, EPE , Grupo de Estudos e Pesquisa em Administração dos Serviços de Saúde e Gerenciamento de Enfermagem, Brasil
  • Elena Bohomol São PauloSP, UNIFESP, EPE , GEPAG curso de Especialização em Gestão em Enfermagem Modalidade à Distância, Brasil
  • Isabel Cristina Kowal Olm Cunha São PauloSP, UNIFESP, EPE , GEPAG Curso de Especialização em Gestão em Enfermagem Modalidade à Distância, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5935/1415-2762.20140025

Palavras-chave:

Educação à Distância, Especialização, Enfermagem

Resumo

O objetivo deste estudo foi conhecer as sugestões de melhoria dadas pelos alunos do curso de Especialização em Gestão em Enfermagem - modalidade à distância - sobre seus conteúdos programáticos. Trata-se de estudo exploratório do qual participaram 216 especializandos, entre setembro e dezembro de 2010. Listaram-se 211 sugestões que foram classificadas utilizando-se a triangulação de investigador. Frente à necessidade sentida na prática dos discentes, predominaram sugestões (81,5%) sobre conteúdos programáticos pertencentes ao curso. Tiveram destaque os relacionados às disciplinas: Gestão da Informação em Saúde (18,5%) e Gerenciamento de Enfermagem (19,9%). Propôs-se maior correlação dos conteúdos com a prática de enfermeiros inseridos em serviços públicos da atenção básica (7,6%). Ainda, contribuíram com estratégias de ensino, citando mais exemplos práticos (47,3%) e videoaulas (26,2%). Os resultados foram considerados dentro do projeto didático-pedagógico do curso, extrapolando os conteúdos programáticos às estratégias de ensino, valorizando e concretizando a participação ativa dos alunos no processo ensino-aprendizagem desse curso.

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Publicado

01-06-2014

Edição

Seção

Pesquisa

Como Citar

1.
Curso de especialização em gestão em enfermagem: propostas de melhorias segundo discentes. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 1º de junho de 2014 [citado 22º de janeiro de 2025];18(2). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/50159

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