Interatividade virtual: fórum web café em um curso de gestão em enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.35699/reme.v19i1.49602Palavras-chave:
Educação a Distância, Enfermagem, Educação de Pós-Graduação em Enfermagem, Gestão em Saúde, Relações InterpessoaisResumo
Analisar a participação dos alunos no fórum Webcafé no curso de especialização em Gestão em Enfermagem, modalidade a distância. Estudo exploratório, quantitativo, realizado com 268 discentes, que foi conduzido em 10 cidades de três regiões brasileiras. A coleta dos dados ocorreu em 2014 a partir do levantamento das postagens dos alunos realizadas no fórum Webcafé, nos quatro tópicos de discussão: "vamos compartilhar conhecimento", "aconteceu comigo", "classificados" e "cursos, palestras e similares". Foram identificadas 248 postagens do tutor mediador e 324 dos discentes, sendo que as dos alunos foram classificadas utilizando-se a triangulação de investigador. O fórum contou com a representação de alunos de todos os polos em que o curso foi ofertado. O tópico com mais participação foi o "aconteceu comigo" e teve predomínio de postagens relacionadas a problemas de saúde de familiares de alunos. Houve predomínio das seguintes classificações nos demais tópicos: mensagens entre os alunos e o tutor mediador e informações sobre cursos de curta duração, postagens sobre a aplicabilidade do material do curso e elogios e a divulgação de concursos públicos e vagas hospitalares. Concluiu-se que a criação do fórum Webcafé, um espaço sem caráter avaliativo e mediado por um tutor, pode ser adotado em cursos EaD com o intuito de viabilizar a interação entre alunos dos diferentes polos e contemplar temáticas diversas, demonstrando o potencial versátil e inovador dessa proposta.Downloads
Referências
Ramos GJSW. O Ambiente virtual de aprendizagem como potencializador
da autonomia do estudante: estudo de caso na UAB-UnB. Rev Iberoam Eval
Educ. 2011; 4(2):93-106.
Prado C, Casteli CPM, Lopes TO, Kobayashi RM, Peres HHC, Leite MMJ. The
virtual environment of a research group: the tutors’ perspective. Rev Esc
Enferm USP. 2012; 46(1): 246-51.
Salvador ME, Sakumoto M, Marin HF. Uso do Moodle na disciplina de
Informática em Enfermagem. J Health Inform. 2013; 5(4):121-6.
Duarte SKS. O uso do fórum na EAD: contribuições pedagógicas. Porto
Alegre: Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio
Grande do Sul; 2010. [Citado em em 2014 abr. 22]. Disponível em: http://
revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/graduacao/article/view/7885
Alves VLS. Avaliação de curso de especialização em gestão em enfermagem
modalidade a distância sob a perspectiva dos discentes [tese]. São Paulo:
Universidade Federal de São Paulo; 2012. 182f
Sousa VD, Driessnack M, Mendes IAC. An overview of research designs
relevant to nursing: Part 3: mixed and multiple methods. Rev Latino-Am
Enferm. 2007; 15(5):1046-9.
Silva MLR, Mercado LPL. A interação professor-aluno-tutor na educação online. Rev Eletrônica Educ. 2010; 4(2):183-209. [Citado em 2014 jul. 30]. Disponível
em: http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/viewFile/99/89
Araújo AJS, Santos BMS, Santos MB, Araújo MS. Interação tutor-aluno no caso
da disciplina matemática para administradores do curso de administração pública CESAD/UFS. In: Simpósio Internacional de Educação a Distância e
o Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância (SIED:EnPED). 2012.
São Carlos, SP. [Citado em 2014 jul. 30]. Disponível em: http://sistemas3.sead.
ufscar.br/ojs1/index.php/sied/article/view/128/58
Lima DMA, Alves MN. O feedback e sua importância no processo de tutoria
a distância. Pró-Posições. 2011; 22(2): 189-205.
Moore MG. Teoria da Distância Transacional. In: Keegan D. Theoretical
principles of distance education. London: Routledge; 1993. p.22-38.
Tori R. A presença das tecnologias interativas na educação. Rev Comp Tecnol
PUC-SP. 2010; 2(1):4-16. [Citado em 2014 jul. 20]. Disponível em: http://
revistas.pucsp.br/index.php/ReCET/article/view/3850/2514
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Síntese de Indicadores Sociais.
Uma análise das condições de vida da população brasileira. 2013. [Citado
em 2014 jul. 20]. Disponível em: ftp://ftp.ibge.gov.br/Indicadores_Sociais/
Sintese_de_Indicadores_Sociais_2013/SIS_2013.pdf
Teixeira E, Fernandes JD, Andrade AC, Silva KL, Martins MEO, Lima RJO.
Panorama dos cursos de Graduação em Enfermagem no Brasil na década
das Diretrizes Curriculares Nacionais. Rev Bras Enferm. 2013; 66(n.spe):102-10.
Okagawa FS, Bohomol E, Cunha ICKO. Competências desenvolvidas em um
curso de especialização em gestão em enfermagem à distância. Acta Paul
Enferm. 2013; 26(3):238-44.
Mercado de trabalho. [Citado em 2015 jan. 05]. Disponível em: http://www.
eerp.usp.br/mercado-de-trabalho/
Erdmann AL, Fernandes JD, Teixeira GA. Panorama da educação em
enfermagem no Brasil: graduação e pós-graduação. Enferm Foco. 2011;
(supl):89-93.
Silva KL, Sena RR, Grillo MJC, Gandra EC, Silveira MR. Expansão dos cursos
de graduação em enfermagem: dilemas e contradições frente ao mercado de
trabalho. Rev Esc Enferm USP. 2013; 47(5):1211-8.
Canever BP, Gomes DC, Jesus BH, Spillere LB, Prado ML, Backes VMS.
Processo de formação e inserção no mercado de trabalho: uma visão dos
egressos de enfermagem. Rev Gaucha Enferm. 2014; 35(1):87-93.
Lessa ABSL, Araújo CNV. A enfermagem brasileira: reflexão sobre sua atuação
política. REME - Rev Min Enferm. 2013; 17(2):481-7.
Lima AAF, Silva MJP, Pereira LL. Sofrimento e contradição: o significado da
morte e do morrer para enfermeiros que trabalham no processo de doação
de órgãos para transplante. Enferm Glob. 2009; 15:1-17.
Jesus BH, Gomes DC, Spillere LBB, Prado ML, Canever BP. Inserção no
mercado de trabalho: trajetória de egressos de um curso de graduação em
enfermagem. Esc Anna Nery Rev Enferm. 2013; 17(2):336-45.
Benito GAV, Becker LC. Atitudes gerenciais do enfermeiro no Programa
Saúde da Família: visão da Equipe Saúde da Família. Rev Bras Enferm. 2007;
(3):312-6. [Citado 2014 jul. 20]. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.
php?pid=S0034-71672007000300012&script=sci_arttext
Okagawa FS, Bohomol E, Cunha ICKO. Specialization in nursing management
– distance learning in Brazil: importance and application from the student
perspective. J Nurs Educ Pract. 2012; 2(4):56-65.
Merighi MAB, Jesus MCP, Domingos SRF, Oliveira DM, Baptista PCP. Being a
nursing teacher, woman and mother: showing the experience in the light of
social phenomenology. Rev Latino-Am Enferm. 2011: 19:164-70
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Reme: Revista Mineira de Enfermagem
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.