Interatividade virtual
fórum web café em um curso de gestão em enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.5935/1415-2762.20150011Palavras-chave:
Educação a Distância, Enfermagem, Educação de Pós-Graduação em Enfermagem, Gestão em Saúde, Relações InterpessoaisResumo
Analisar a participação dos alunos no fórum Webcafé no curso de especialização em Gestão em Enfermagem, modalidade a distância. Estudo exploratório, quantitativo, realizado com 268 discentes, que foi conduzido em 10 cidades de três regiões brasileiras. A coleta dos dados ocorreu em 2014 a partir do levantamento das postagens dos alunos realizadas no fórum Webcafé, nos quatro tópicos de discussão: "vamos compartilhar conhecimento", "aconteceu comigo", "classificados" e "cursos, palestras e similares". Foram identificadas 248 postagens do tutor mediador e 324 dos discentes, sendo que as dos alunos foram classificadas utilizando-se a triangulação de investigador. O fórum contou com a representação de alunos de todos os polos em que o curso foi ofertado. O tópico com mais participação foi o "aconteceu comigo" e teve predomínio de postagens relacionadas a problemas de saúde de familiares de alunos. Houve predomínio das seguintes classificações nos demais tópicos: mensagens entre os alunos e o tutor mediador e informações sobre cursos de curta duração, postagens sobre a aplicabilidade do material do curso e elogios e a divulgação de concursos públicos e vagas hospitalares. Concluiu-se que a criação do fórum Webcafé, um espaço sem caráter avaliativo e mediado por um tutor, pode ser adotado em cursos EaD com o intuito de viabilizar a interação entre alunos dos diferentes polos e contemplar temáticas diversas, demonstrando o potencial versátil e inovador dessa proposta.Referências
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