As práticas educativas na prevenção do HIV/AIDS das usuárias da rede básica de saúde do Rio de Janeiro/Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5935/1415-2762.20130040Palavras-chave:
Práticas Educativas, Síndrome de Imunodeficiência Adquirida, Atenção Primária à Saúde, Saúde da MulherResumo
O estudo tem como objetivos: identificar a dinâmica das práticas educativas para a prevenção do HIV/Aids nos serviços de atendimento à mulher; descrever e analisar as representações sociais das práticas educativas constituídas pelas mulheres assistidas nos serviços da rede básica de saúde. É uma pesquisa qualitativa, pautada nos referenciais da teoria das representações sociais e da educação em saúde. Participaram 46 mulheres de oito centros municipais de saúde de um município do Rio de Janeiro. Os dados foram coletados por entrevista semiestruturada e tratados pelo programa ALCESTE. Os resultados revelaram: poucas informações nas consultas individuais; que nas reuniões do planejamento familiar são desenvolvidas práticas educativas, principalmente pelas assistentes sociais, que "falam" sobre a AIDS; que as práticas educativas são representadas como "dar" e "passar" informações. Concluiu-se que o referencial teórico mostrou especial pertinência à análise das questões relacionadas às práticas educativas inerentes ao HIV/AIDS.Referências
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