Repercussões do processo ensino-aprendizagem na qualidade de vida-saúde de acadêmicos

entre possibilidades e limitações

Autores

  • Ivete Maria Ribeiro Universidade do Sul de Santa Catarina, Curso de Graduação em Enfermagem , ivete.ribeiro@unisul.br
  • Zuleica Maria Patrício
  • Adriana Elias dos Reis Universidade do Sul de Santa Catarina, Curso de Graduação em Enfermagem , adriana.reis@unisul.br
  • Eliane Mazzuco dos Santos Universidade do Sul de Santa Catarina, Curso de Graduação em Enfermagem , eliane.santos@unisul.br

Palavras-chave:

Qualidade de Vida, Humanização da Assistência, Promoção da Saúde

Resumo

Esta é uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa, tendo como objetivo conhecer a repercussão do processo ensino-aprendizagem na qualidade de vida-saúde de acadêmicos dos cursos de graduação da área da saúde de uma universidade de Santa Catarina. Participaram como sujeitos 21 discentes de 7 cursos, os quais preenchiam os critérios de inclusão. Os dados foram coletados por meio entrevista em profundidade, em diversos locais nos quais os processos de ensino-aprendizagem estavam sendo desenvolvidos. Os resultados revelam a complexidade social do processo de ensinar e aprender, bem como fatores que interferem limitando e promovendo o bem viver dos acadêmicos. Esses fatores são originados das interações que os acadêmicos desenvolvem com colegas, professores, coordenação de curso, funcionários e com a população dos serviços onde há atividades de ensino. O atributo "humanização"nas interações, representado por sinais de acolhimento e respeito, é o fator que se destaca como elemento que promove um ambiente universitário saudável para o acadêmico, assim como a falta desse atributo, nas atitudes das pessoas envolvidas nas atividades acadêmicas, torna o cotidiano dos processos de ensinar-aprender limitante para a qualidade de vida e saúde

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Publicado

01-03-2010

Edição

Seção

Pesquisa

Como Citar

1.
Repercussões do processo ensino-aprendizagem na qualidade de vida-saúde de acadêmicos: entre possibilidades e limitações. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 1º de março de 2010 [citado 11º de julho de 2025];14(1). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/50494

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