O nucléolo de estudo do fígado (nef) como espaço da extensão universitária: relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.35699/reme.v21i1.49871Keywords:
Aprendizagem, Relações Comunidade-Instituição, UniversidadesAbstract
Trata-se de estudo de natureza documental que tem como objetivo descrever a trajetória histórica do Nucléolo de Estudo do Fígado (NEF), como parte da extensão da Faculdade de Ciências da Saúde (FACS), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Para atingimento do objetivo, foram realizados levantamento, leitura e interpretação dos documentos institucionais. O estudo possibilitou apreender o amadurecimento e ampliação do NEF como extensão universitária; suas contribuições por meio de ações, com o despertar para uma outra concepção sobre extensão, ou seja, como via de mão dupla e com possibilidades para a implementação da articulação entre teoria e prática, bem como da indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão, demarcando, assim, o papel social da universidade. Porém, o NEF enfrenta desafios para o desenvolvimento das suas ações. São desafios de natureza conceitual, financeira, organizacional, política, ética e cultural. Desse modo, a caminhada precisa ser avaliada e ressignificada para a implementação de uma concepção de extensão popular e, consequentemente, uma universidade cidadã. Esse é o grande desafio que precisa ser enfrentado, não somente pelo NEF/FACS, mas pela totalidade dos cursos da UERN.
Downloads
References
Mattos AA, Corrêa EBD. Tratado de hepatologia. Rio de Janeiro: Rubio; 2010.
Lima JMC. Gastroenterologia e hepatologia: sinais, sintomas, diagnóstico e tratamento. Fortaleza: UFC; 2010.
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Alcoolismo: reais efeitos no organismo e na sociedade. Mossoró: Queima Bucha; 2009.
Sampaio JH. Extensão universitária como um dos sentidos necessários para a articulação da indissociabilidade na construção do currículo. In: Veiga IPA, Naves MLP, organizadores. Currículo e avaliação na educação superior. Araraquara: Junqueira & Marin; 2005. p. 97-120.
Silva JR, Almeida CD, Guindani JF. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. RBHSC. 2009[cited 2016 Sept 13]1(1):1-15. Available from: https://www.rbhcs.com/rbhcs/article/view/6
Ministério da Educação (BR). Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Pró-Reitoria de Extensão. Sistema de Informação e Gestão de Projetos-SIGPROJ. Brasília: MS; 2017. [cited 2016 Sept 13]. Available from: https://sigproj.uern.br/index.php?goTo=search&plataforma=1.
Pinheiro R, Ceccim RB, Mattos RA. Ensino, trabalho e cidadania: novas marcas ao ensinar integralidade no SUS. Rio de Janeiro: CEPESC; 2006.
Ministério da Saúde (BR). Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares. Hospital Universitário Walter Cantídio. Fortaleza: EBSERH; 2017. [cited 2016 Oct 26]. Available from: http://www.ebserh.gov.br/web/huwc-ufc
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2017 Reme: Revista Mineira de Enfermagem
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.