Educação transformadora a enfermeiros e a enfermeiras para enfrentar as mudanças climáticas:
perspectivas freireanas
DOI:
https://doi.org/10.35699/2316-9389.2025.53310Palavras-chave:
Enfermeiras e Enfermeiros, Educação em Enfermagem, Mudança Climática, Saúde Ambiental, Equidade, Meio Social, EnfermagemResumo
Objetivo: refletir sobre a formação para o enfrentamento das mudanças climáticas na Enfermagem, a partir das perspectivas de Paulo Freire sobre educação transformadora. Método: estudo teórico-reflexivo, fundamentado na literatura científica e alinhado às experiências dos autores em projetos de extensão, pesquisa e ensino sobre o tema. Resultados: este texto articula dois eixos: formação a partir da conscientização crítica para o agir frente às mudanças climáticas; e diálogo, equidade e justiça social na educação em Enfermagem. Considerações finais: este estudo reforça a necessidade de uma educação transformadora na formação de enfermeiros, capaz de promover a conscientização crítica e a atuação proativa diante dos desafios das mudanças climáticas. A integração dos princípios freirianos na educação em Enfermagem pode fomentar práticas reflexivas e emancipatórias, essenciais para a construção de um sistema de saúde mais equitativo e resiliente.
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