Chamada de trabalhos para o volume 4, número 2, ano 2019

2019-04-18

Com o intuito de incentivar a produção acadêmica no âmbito das ciências do Estado, a equipe editorial da REVICE torna pública a presente chamada, referente à composição do dossiê do volume 4, número 2, ano 2019. O tema do dossiê desta edição será ESTADO E (CONTRA)CULTURA.

 

Três dias de paz e música: eram o que buscavam as quase duzentas mil pessoas que se reuniram em Woodstock há exatos cinquenta anos. O movimento de contracultura, pano de fundo da ocasião, tensionava as relações entre Estado e sociedade civil: trata-se de uma época de intensa contestação da realidade social e das instituições. Também no Brasil expressões culturais de caráter contestador, como a tropicália, já floresciam naquela década - mesmo em pleno Regime Militar. Compreender essa (contra)cultura é um bom caminho para desvendar o que é e o que pode ser o Estado e sua relação com a sociedade civil: um Estado que seja protetor da expressão cultural dos seus cidadãos e promotor da eticidade e das suas expressões culturais, sejam elas a favor ou contra as instituições oficiais. Pensar tais possibilidades, pelos prismas histórico, político e filosófico, permite-nos agir conscientemente no tempo presente. É nesse sentido que a REVICE espera receber trabalhos sobre legitimidade da regulação ou da promoção da cultura pelo Estado, liberdade de expressão e crítica ao Estado, censura, história e legitimidade de movimentos culturais contestatórios, cultura e gênese ou crítica da nação, cultura e desigualdade, cultura e emancipação, cultura e sua relação com o político, o jurídico e o ético.

 

I - A publicação da REVICE dar-se-á em fluxo contínuo.

II – A REVICE receberá trabalhos para o presente do dossiê da data da sua publicação até 15 de setembro de 2019.

III - Os trabalhos cujo processo de avaliação e correção não se encerrarem até 30 de dezembro de 2019 serão publicados nos números seguintes da REVICE.

IV - Todas as políticas de submissão da REVICE, bem como suas políticas editoriais se encontram em seu site oficial.

V – Serão aceitos apenas artigos, resenhas e traduções inéditas.

VI – Os trabalhos de temática livre continuam a ser aceitos pela REVICE.

 

Belo Horizonte, 18 de abril de 2019