Chamada de trabalhos para o volume 6, número 1, ano 2021

12-01-2021

Com o intuito de incentivar a produção acadêmica no âmbito das ciências do Estado, a equipe editorial da REVICE torna pública a presente chamada, referente à composição do dossiê do volume 6, número 1, ano 2021. O tema do dossiê desta edição será ESTUDOS BRASILEIROS: PASSADO, PRESENTE E FUTURO.

A história brasileira é marcada por eventos significativos que não apenas representam a realidade local, mas também refletem a situação global, inclusive, por vezes, os acontecimentos brasileiros até prenunciam as tensões globais. O desvelar histórico desde o descobrimento, passando pelo grito do Ipiranga, pela Proclamação da República, pela Revolução de 1930, pela ditadura varguista, pela ditadura civil-militar de 1964, pela Constituinte Democrática de 1987, pelas jornadas de 2013 e, agora, culminando, no fatídico ano de 2020, que media a passagem da década que vemos raiar no horizonte, apresenta algo em comum: a disputa de interpretações. Os estudos brasileiros revelam o complexo desafio de diagnosticar o passado do Brasil, em seu pensamento social e político que com várias vertentes e expressões tenta decifrar como chegamos aonde estamos. Para compreender o presente e, assim, conseguir reagir a ele da melhor forma, é indispensável a definição dos eventos do passado. Essa definição não pode ser neutra pois é ideológica; vive-se no país não apenas um embate interpretativo, mas um conflito de ideologias, nascidas no passado e adaptadas para o presente.

Em outra medida, torna-se necessário não só a mirada ao passado, mas também visões de futuro: pensamentos que traçam rumos, cenários prospectivos, planos e, em uma maior dimensão, utopias. A discussão de um projeto de país passa pela reconciliação dos diversos conflitos ideológicos e interpretativos que permeiam a história brasileira. Urge o uso da imaginação institucional pela cidadania para concretizar o previsto destino nacional de vigor. Entre saquaremas, luzias, escravagistas, abolicionistas, desenvolvimentistas, positivistas, liberais, conservadores, progressistas, socialistas, comunistas, nacionalistas, internacionalistas, são todos brasileiros e brasileiras. Dessa forma, o decênio iniciado em 2020, se revela um urgente período de inflexão e contemplação para compreender o passado, o presente e o futuro do país, a ebulição do conhecimento interpretativo precisa vir da Academia, para que se aclarem os possíveis caminhos do Estado de Direito do Brasil.

Este Dossiê engloba, portanto, trabalhos sobre: estudos brasileiros, história brasileira, pensamento político brasileiro, pensamento social brasileiro, pensamento jurídico brasileiro, ideologias brasileiras, imaginação institucional brasileira, projetos de Brasil, história da arte brasileira, cultura brasileira, instituições políticas brasileiras, história do Estado do Brasil, história dos direitos e da cidadania no Brasil, Brasil contemporâneo, política brasileira contemporânea, política externa brasileira contemporânea, 2020 e suas tentativas de diagnóstico, filosofia brasileira, defesa nacional, cenários prospectivos, patrimonialismo, história das Constituições brasileiras, interpretações de Brasil e utopias nacionais.

I - A publicação da REVICE dar-se-á em fluxo contínuo.
II – A REVICE receberá trabalhos para o presente do dossiê da data da sua publicação até 25 de abril de 2021.
III - Os trabalhos cujo processo de avaliação e correção não se encerrarem até 30 de junho de 2021 serão publicados nos números seguintes da REVICE.
IV - Todas as políticas de submissão da REVICE, bem como suas políticas editoriais se encontram em seu site oficial.
V – Serão aceitos apenas artigos, resenhas e traduções inéditas.
VI – Os trabalhos de temática livre continuam a ser aceitos pela REVICE.

Belo Horizonte, 12 de janeiro de 2021.

Atualização: a REVICE receberá trabalhos do Dossiê ESTUDOS BRASILEIROS: PASSADO, PRESENTE E FUTURO até o dia 02 de maio de 2021 a serem publicados no V.6 N.1.

Victoria Nicolielo Reginatto
Editora-Chefe

João Pedro Braga de Carvalho
Editor-Chefe Adjunto